Produto químico vaza de tanque da Copasa e atinge rio em Teófilo Otoni

1

Uma tonalidade alaranjada escura, com forte odor químico, tomou conta do Rio Todos os Santos, em Teófilo Otoni, no início da tarde deste sábado (21/5), deixando a população preocupada, já que a água do manancial abastece as residências da cidade. Vários peixes foram encontrados sem vida nas margens do rio.

Por volta das 16 horas, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados no antigo Parque de Obras da Prefeitura Municipal, onde a Copasa mantém um posto de transporte e logística. Lá foi descoberto por técnicos ambientais do IEF, UFVJM e da Polícia do Meio Ambiente, um cano jorrando a água que contaminou o Córrego Santo Antônio, afluente do Rio Todos os Santos. A tubulação desce do “Morro da Copasa”, onde está localizada a sede nordeste da estatal.

Vazamento de produto químico matou peixes (Foto: Elvis Passos/Facebook)

Copasa

Um funcionário da companhia, de prenome Thompson, junto a outros funcionários, compareceu ao local para averiguar, controlar e falar sobre a situação. Segundo ele, em entrevista para a imprensa, houve o vazamento de mil litros de Cloreto Férrico provocado pelo rompimento de um registro. A substância aumenta a acidez da água e diminui o índice de oxigênio, tornando-a insalubre. Com o problema detectado e o vazamento sanado, funcionários da empresa iniciaram o despejo de um material alcalino em regiões distintas do rio, para que o cloreto férrico fosse diluído, evitando que o mesmo afetasse ainda mais o manancial. A estatal também realizou descargas de água a partir de tubulações, para aumentar o potencial de diluição do produto químico.

Ainda de acordo com Thompson, não há perigo de contaminação na água que chega para o consumo humano. Porém, a Copasa alertou as pessoas para não consumirem os peixes do rio sob risco de contaminação da pele, em caso de contato físico, ou até de morte (para quem ingerir a carne).

No decorrer do dia muitas pessoas foram vistas pegando os peixes mortos que se amontoavam nas margens do rio. Quem fez o consumo deve urgentemente procurar atendimento médico.

A empresa foi notificada pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Um boletim de ocorrência foi registrado.

Nota oficial

A Copasa informa que devido ao incidente de vazamento no tanque de coagulante (Cloreto férrico) utilizado na Estação de Tratamento de Água de Teófilo Otoni, foram realizadas as seguintes ações:

– Correção Imediata do vazamento do coagulante;

– Desvio de toda a água bruta captada pela Copasa para aumentar o fluxo de água no Rio Todos os Santos e diluir o coagulante oriundo do vazamento;

– Aplicação imediata de cal (Produto químico para neutralizar o coagulante), inibindo seus efeitos;

– Paralisação da ETA (Estação de Tratamento de água) e realização de descargas da água tratada pela Copasa, objetivando ampliar a vazão do Rio e a diluição mais rápida do coagulante.

Em virtude do descrito acima, a COPASA informa que o abastecimento de água estará suspenso e irá normalizar a partir das 21 horas deste domingo. Informamos ainda que não houve contato entre o coagulante e a água tratada reservada e distribuída pela COPASA, estando a mesma apta para consumo e de acordo com a Portaria 2914 do Ministério da Saúde.

A COPASA está mobilizada e executando todas as ações necessárias para minimizar o problema.

(Com informações do Diário de Teófilo Otoni / Fotos: Reprodução WhatsApp)

1 COMENTÁRIO

  1. FÁCIL DESCOBRIR . FÁCIL FÁCIL. É SÓ SEGUIR O RASTRO E VER QUAL FIRMA PODE USAR ESTE PRODUTO. SÓ NÃO PEGA O RESPONSÁVEL PORQUE NÃO QUEREM. E SE PEGAR OS PEIXES JÁ MORRERAM E O DANO JÁ ESTA FEITO. AGORA CADEIA NINGUÉM TOMA. E VAMOS FERRANDO MAIS O PLANETA. INVERNO JÁ ERA NÃO TEM MAIS. É SÓ ESPERAR PELO VERÃO PRA FRITAR A PELE E MORRER DE FOME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui