Filme brasileiro é forte concorrente à Palma de Ouro em Cannes

0

Aquarius, único filme brasileiro a concorrer ao prêmio principal do prestigiado e tradicional festival de cinema, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público que lota as salas em Cannes, na França. Dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça – também responsável pelo excelente O Som Ao Meu Redor, seu filme de estreia – e com Sônia Braga no elenco, a história vem colhendo elogios rasgados.

Sônia vive uma crítica de cinema aposentada que resiste em vender seu apartamento a uma incorporadora que deseja construir uma obra mais requintada na orla de Recife. Mesmo oferecendo um valor equivalente ao ofertado por algumas loterias internacionais, ela resiste em deixar o lugar onde construiu sua história de vida.

O filme tem uma contemporaneidade que o faz quase um retrato do Brasil de classe média e isto chamou a atenção dos críticos internacionais. Os elogios foram tão grandes que chegam a afirmar que a brasileira radicada há algumas décadas nos Estados Unidos seria uma das mais fortes candidatas ao Oscar, no começo do ano que vem.

Revistas especializadas como Variety, Empire, Hollywood Reporter, além de jornais tradicionais europeus como Le Monde, The Guardian, The Telegraph – dentre vários outros – são unanimes em elogiar a performance da eterna Gabriela, bem como a direção, o roteiro e a trilha sonora do filme, que mescla Vila-Lobos e Queen em suas cenas.

Ao adentrar o tapete vermelho do evento, o elenco e a equipe técnica da película chamaram a atenção da imprensa mundial ao se manifestar contra o impeachment da presidente Dilma, o que levou alguns mais exacerbados até a considerar um boicote ao filme. O ato repercutiu, mas a imprensa internacional praticamente não citou o fato ao comentar a obra propriamente dita.

A premiação – dada como certa em alguma das categorias, principalmente para Sônia Braga – será anunciada entre sábado e domingo. Caso ela ocorra, pode ajudar muito na carreira internacional de Aquarius, que alguns consideram um pouco mais difícil dada a duração da história, 2h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui