Dengue já matou 94 pessoas em Minas Gerais neste ano

0

Depois de ultrapassar os dados da pior epidemia de dengue no Estado, em 2013, o surto deste ano segue com aumento dos casos e do número de mortes. Em uma semana, Minas Gerais registrou mais sete óbitos relacionados à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Com isso, já são 97 pessoas que perderam a vida vítimas da dengue, sete a mais que há uma semana, quando o último balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES) havia somado 87 óbitos.

O número de casos prováveis da enfermidade em abril já apresentou tendência de queda em relação ao mês anterior, mas ainda assim, os registros seguem aumentando. Do dia 10 (data do último levantamento) até ontem, as unidades de saúde do estado receberam mais 21.415 casos prováveis, uma média de 3.059 a cada dia do intervalo. Juiz de Fora (na Zona da Mata) continua sendo a cidade mineira com maior número de mortes por dengue (23), seguida pela capital (16, uma a mais que na semana passada), e Itaúna, com seis óbitos. Segundo a SES, também aumentou o número de mortes em investigação pela doença, que até o momento soma 175 óbitos, 15 a mais que o último dia 10.

As outras duas doenças transmitidas pelo Aedes, a Febre Chikungunya e o zika vírus também têm se propagado em Minas. No primeiro caso, já são 58 casos confirmados (34 deles com contaminação no estado), isto é, que houve contaminação no estado de Minas Gerais e 1.235 notificados até ontem, contra 45 confirmados e 1.168 notificados até o dia 10. No caso do zika vírus, Minas tem 2.403 casos confirmados, sendo 29 atestados laboratorialmente.

Na semana passada, a enfermidade caracterizada pelo quadro clínico de febre, manchas pelo corpo, coceira, cefaleia e dor nas costas somava 2.318 registros no estado. O zika é um vírus considerado endêmico no leste e oeste do continente africano. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério de Saúde até a semana epidemiológica 13 (27 de março a 2 de abril), 26 unidades da federação possuíam confirmação laboratorial da circulação do vírus zika. Somente o estado de Santa Catarina não possuía essa comprovação. (Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui