Contagem abre oitavo dia do Tour da Tocha Olímpica por Minas Gerais

0

Foi em Contagem, na manhã deste sábado (14/5), que a Tocha Olímpica Rio 2016 iniciou seu percurso pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Na cidade, o símbolo olímpico foi aceso na Avenida João César de Oliveira, próximo ao número 4.300, bairro Novo Eldorado, em frente ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, dando início ao revezamento.

Na Praça Iria Diniz, os contagenses fizeram uma linda festa na cerimônia de celebração da cidade. Uma série de apresentações, que valorizam a cultura de Contagem, foi feita pelas equipes de Ginástica de Trampolim de Contagem – que possui projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – e pela Comunidade Quilombola dos Arturos.

Vida dedicada ao esporte

Ao todo, 17 pessoas conduziram a Tocha Olímpica por, aproximadamente, 3,7 quilômetros em Contagem. Um deles é Júlio César Barbosa, 42, desportista que pratica Taekwondo há mais de 30 anos. Graduado em faixa preta e mestre na arte marcial, há sete anos Júlio César se dedica a um trabalho voluntário onde ensina o esporte a crianças e adolescentes no bairro Eldorado, em Contagem.

“Eu gosto de ensinar e também treino junto com os alunos, eu tenho prazer de fazer isso. Eu treino como se fosse um colega deles”, enfatizou o mestre. Atualmente, Júlio César tem mais de 100 alunos em seu projeto, que não cobra pelas aulas que são ministradas em um centro social do bairro.

As turmas são frequentadas, em sua maioria, por crianças a partir dos oito anos e jovens, embora também acolham adultos. Muitos, inclusive, na faixa etária dos 40 e 50 anos. “O Taekwondo contribui para a formação humana de todos, sobretudo dos jovens. A arte marcial é muito importante para a formação social da criança e do adolescente”, ressaltou.

Ao todo, o desportista estima que já treinou mais de mil alunos ao longo da sua carreira. Destes, 19 também graduaram-se em faixa preta e certamente vão propagar os valores olímpicos seguindo os ensinamento do mestre Júlio.

O mestre Júlio César conduziu a Tocha na cidade de Contagem (Gil Leonardi/Imprensa MG)

O mestre Júlio César conduziu a Tocha na cidade de Contagem (Gil Leonardi/Imprensa MG)

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui