Serro, a primeira cidade patrimônio do Brasil, recebe a Tocha Olímpica

1

Primeira cidade inscrita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na lista do patrimônio histórico brasileiro, em 1938, a tricentenária Serro recebeu, nesta quarta-feira (11/5), a Tocha Olímpica. O revezamento teve início na Praça Israel Pinheiro e foi conduzida pelas ruas históricas calçadas de pedra e com casarios enfeitados para a ocasião até a conhecida Escadaria da Igreja de Santa Rita.

Ricardo Nunes, empresário local incentivador do esporte e apaixonado por futebol e tênis de mesa, foi o privilegiado cidadão do Serro escolhido para descer com a Tocha em mãos até a Praça do Pelourinho, onde uma calorosa multidão o aguardava. Na Praça do Pelourinho foram realizadas apresentações da cultura local ao som da Banda Santíssimo Sacramento, e de grupos folclóricos de marujos, caboclos e catopés.

Dona Marlene Maria Miranda, de 67 anos, que mora ao lado da escadaria, reuniu amigos para assistir à passagem da Tocha Olímpica da varanda de sua casa. “Estamos há mais de uma semana bastante ansiosos, no aguardo da Chama Olímpica”, contou. “Um evento como este é único, certamente não iremos presenciar tão de perto outra vez. Estou honrada com essa oportunidade de poder ver a Tocha Olímpica aqui na porta da minha casa”, revelou Marlene.

Após partir de Curvelo na manhã desta quarta-feira (11/5), a Tocha Olímpica teve em seu roteiro, antes de chegar em Serro, a cidade de Datas, onde o fogo olímpico passou pela Catedral Metropolitana de Santo Antônio e pela Praça do Divino, levando a população às ruas para uma grande festa.

Diversão e aventura

Do Serro a chama olímpica partiu em direção a Guanhães, onde iniciou seu percurso no coreto municipal da Praça JK, com apresentação da Escola de Samba Vai Quem Quer e do maestro Omir Padilha, da banda de música Santa Cecília.

Para encerrar o dia, a caravana olímpica parte para Governador Valadares, onde, entre outras programações, está previsto um salto de parapente do Pico do Ibituruna, sobrevoando a cidade, até a Feira da Paz.

O evento de celebração será realizado na antiga sede da Companhia Açucareira Rio Doce, uma das mais belas e suntuosas obras arquitetônicas da cidade, onde será acesa a Pira Olímpica e haverá shows culturais.

Galeria de fotos Serro

(Agência Minas – Fotos: Gilmara Paixão e Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG)

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente ficou muito bonito, mas na real gastar dinheiro danado com uma apresentação de 45 minutos a prefeitura devia falar quanto gastou com essa cerimonia nossas prefeituras estão quebradas gastar dinheiro com uma apresentação de 45 minutos não da pegava esse dinheiro e investia em calçamento nas ruas tem ruas no serro que estão uma vergonha um exemplo é a rua padre gregório uma vergonha parabéns para as prefeitura que não quiseram o revezamento gouveia Ipatinga e outras mais nosso pais se ilude com muito pouco mesmo teve copa um desastre que estamos pagando ate hoje agora vem olimpiadas ACORDA BRASIL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui