Desavença entre famílias pode ter motivado execuções de pai e filho no Leste de Minas

0

Uma antiga rixa familiar pode ter sido a causa da morte de um médico e do filho dele na manhã desse sábado (7/5), em Mutum, região do Rio Doce. Conforme a Polícia Militar (PM), o cardiologista Fernando Cruz, de 57 anos, e o filho dele, Fernando Henrique Ribeiro Cruz, 22, foram baleados em uma estrada de terra que dá acesso ao povoado de Córrego Santa Rita, a 22 km da cidade. Uma jovem de 23 anos, namorada de Fernando, o filho, foi baleada ao menos oito vezes na perna, sofrendo fratura exposta.

O desentendimento familiar teria começado com uma briga em um campo de futebol, há cerca de cinco anos. Os suspeitos das mortes são dois irmãos, parentes do médico. Ambos são suspeitos de ao menos nove homicídios na região e estão foragidos.

Por volta das 11h40, o médico, o filho com a namorada e um funcionário voltavam da fazenda da família e seguiam para casa, em Governador Valadares, na mesma região. “No meio do caminho, o doutor Fernando parou a caminhonete para visitar um amigo que mora em um sítio às margens da estrada. Só ele desceu do carro. O funcionário dele, o filho e a moça ficaram no carro, parado de baixo de uma árvore e com o ar condicionado ligado. Aí, veio a moto, com dois homens de capacete. Eles frearam bruscamente e deram os tiros”, contou o tenente Gilmar Garcia, do 11º BPM. Cartuchos deflagrados dos calibre 9 milímetros e .40 foram recolhidos no local.

Veículo em que as vítimas estavam (Foto: Reprodução)

Ainda segundo a polícia, os primeiros disparos atingiram Fernando Cruz, que caiu sobre a namorada. Na sequência, outros disparos foram feitos em direção ao casal. Fernando, o pai, ouviu o barulho dos tiros e correu para os fundos do sítio. “Ele pulou umas três cercas e os caras foram atrás. E eu não sei se ele já estava ferido, mas quando tentou pular um córrego, caiu e levou outros tiros, um deles no crânio”, relatou o tenente. “O vaqueiro é um senhor de mais de 60 anos, foi ele e o dono do sítio que relataram a história pra gente. Ele (vaqueiro) conseguiu fugir por um canavial e não ficou ferido. Ele já está com a família dele”.

O desentendimento familiar, de acordo com a Polícia Militar, começou com uma discussão. “Há cerca de cinco anos, durante uma partida de futebol, um dos irmãos suspeitos das mortes teria levado um tapa na cara. Ofendido, ele foi em casa, buscou um revólver e matou duas pessoas que também seriam seus parentes e mais próximos do doutor Fernando. Tempos depois, o pai deles foi morto, e por isso, eles juraram vingança”, disse Garcia.

Os irmãos suspeitos são magros e de pele clara, as mesmas características dos ocupantes da motocicleta que fizeram os disparos contra a caminhonete do médico nesse sábado (7), conforme descrição das testemunhas à polícia. Eles têm sítio na região, já foram condenados por homicídios, são suspeitos de outras mortes e estão foragidos. “A gente já recebeu informações de que eles estavam em Belo Horizonte, em Vitória (ES), mas ainda não localizamos eles”, finalizou o tenente Gilmar. A jovem baleada foi transferida para um Hospital de Manhuaçu, Zona da Mata Mineira, onde passou por cirurgia, informou a Polícia Militar.

Médico era bastante conhecido em Governador Valadares

A comerciante Maria Emília Tomé Lopes, 58, contou que o médico era muito conhecido na cidade por sua generosidade. “Ele só fazia bem para todos. Não importava a hora e se era pobre ou rico, ele sempre estava pronto para ajudar a todos. Estou na casa dele e aqui tem várias caixas de remédio que ele usava para ajudar as pessoas. O doutor Fernando deixou um legado de bondade aqui”, afirmou Maria.

O médico cardiologista Fernando Cruz Dias e o filho, Fernando Henrique Ribeiro Cruz, foram assassinados em uma fazenda no município de Mutum (Foto: Reprodução / Facebook)

O médico deixou a mulher e dois filhos, um de 16 e outro de 20 anos. “A família está muito abalada. O Fernando era um pai muito companheiro e amigo. Sempre buscava os meninos na escola, saia para lanchar e jogar bola com eles. Os meninos estão chorando muito”, contou a comerciante.

Ainda segundo ela, a mulher do médico estava no exterior há cerca de um mês cuidando da irmã que estava com câncer. Ela recebeu a notícia da morte neste sábado (7) e neste domingo (8) chegou a Governador Valadares. “O que aconteceu foi muito inesperado e repentino. Não sabemos ainda o que aconteceu e esperamos a investigação da polícia”, concluiu.

Um amigo do Fernando, filho, contou que ele era um menino muito tranquilo. “Uma pessoa bondosa, sempre feliz, sorridente, muito inteligente, trabalhador, sempre foi orgulho da casa”, lembrou.

Pai e filho mortos tinham planos de investir em uma plantação na fazenda. Fernando Henrique Ribeiro Cruz estava cursando administração. A namorada dele, Isabela Rodrigues, passa bem, mas continua internada após fazer uma cirurgia por causa dos tiros.

Os corpos de Fernando da Cruz, de 57 anos, e Fernando Henrique Ribeiro Cruz, 22, estão no Instituto Médico Legal de Mutum e devem ser liberados ainda neste domingo (8) para velório e sepultamento em Governador Valadares, também na região do Rio Doce.

As cerimônias fúnebres serão no cemitério Memorial Park. Uma funcionária disse que uma capela foi reservada pela família para o velório, e que a chegada dos corpos está prevista para as 16h, com sepultamento na manhã desta segunda-feira (9).

Veículo em que as vítimas estavam (Foto: Reprodução)

Veículo em que as vítimas estavam (Foto: Divulgação/PM)

(Fonte: O Tempo / Repórteres: Gustavo Lameira, Carolina Caetano e Natália Oliveira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui