Operação Chronos combate organização criminosa instalada em Teófilo Otoni

0

A Polícia Civil (PC) desencadeou, na manhã desta terça-feira (3/5), a Operação Chronos, com objetivo de desarticular uma célula de uma organização criminosa instalada em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. O alvo principal é a fação conhecida como Zona Norte, que atua nos bairros Pindorama e Jardim São Paulo, que são adjacentes ao Aglomerado do Eucalipto, alvo da Operação Kairós, realizada na semana passada.

De acordo com a PC, os trabalhos foram iniciados em julho de 2015, quando a investigação em curso da Operação Kairós registrou provas sobre um sequestro e tentativa de homicídio, tendo como vítima um morador do Eucalipto, sendo os autores do bairro Pindorama. Na ocasião, um indivíduo envolvido com esta célula da Zona Norte estava preso na Penitenciária de Francisco Sá, intimamente relacionado com integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Ainda segundo a PC, na segunda fase das investigações, foi identificada uma rede de associados envolvidos com a traficância de entorpecentes e crimes correlatos, sendo o chefe desta célula Anderson dos Passos, conhecido como “Gú Beiço”. Anderson já possuía mandado de prisão aberto e esteve foragido durante toda a investigação.

No decorrer das investigações, foi possível constatar que toda a facção da Zona Norte fazia o pagamento semanal das drogas às quartas-feiras à tarde. No dia três de fevereiro a Polícia Civil deflagrou a Operação Quarta Biruta e apreendeu aproximadamente vinte mil reais e anotações dos pagamentos.

A Polícia Civil ressalta que para a decretação da prisão preventiva, que é medida excepcional, são necessárias provas incontestes a justificá-la e para tanto é preciso tempo. O trabalho da Polícia Judiciária é levantar essas provas. É trabalho investigativo e investigação demanda tempo. É trabalho qualificado e, portanto, sigiloso.

Na semana passada a Operação Kairós (tempo de Deus) cumpriu com sucesso todas as 39 ordens judiciais emanadas pela Autoridade Judiciária, repreendendo com força a liderança da Facção do Eucalipto. Hoje a Operação Chronos (tempo dos homens) repreende os líderes de uma célula da facção criminosa Zona Norte, atuante nos bairros Pindorama e Jardim São Paulo, compreendendo 23 ordens judiciais.

Ainda hoje divulgaremos o resultado da operação Chronos, que está em curso desde as primeiras horas desta terça-feira e conta com a participação de mais de 40 policiais.

Mais de 40 policiais participam da Operação (Foto: Victor Couy / Teófilo Otoni 24 Horas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui