Operação da PF desarticula quadrilha de tráfico de drogas e armas no Norte de Minas

0

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 28 de abril, a “Operação Todos Pagam”. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e de armas na região Norte de Minas Gerais, com ramificações no estado do Mato Grosso do Sul.

Cerca de 110 policiais federais cumprem, simultaneamente, 68 mandados judiciais: 15 mandados de prisão temporária; 18 mandados de busca e apreensão; e 35 mandados de sequestro de bens, nas cidades mineiras de Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Nova Porteirinha, Salinas, Padre Carvalho e Montes Claros, além da cidade de Iguatemi (MS).

Operação é coordenada pela delegacia da PF em Montes Claros (Foto: Eventos Moc)

As investigações demonstraram que membros da organização são os maiores fornecedores de drogas e de armas da região norte-mineira. Os entorpecentes e os armamentos traficados pelo grupo eram provenientes de Mato Grosso do Sul. Além disso, a quadrilha também realizava assalto a empresários, roubo a agências lotéricas, agências dos correios e estabelecimentos comerciais, bem como furto de veículos e de bens de pessoas físicas.

No curso das investigações foi possível identificar que o grupo participou de crimes de grande repercussão, como o milionário assalto de pedras preciosas em Coronel Murta, ocorrido em maio de 2015, e o recente assalto à agência dos correios de Itacambira. Membros da organização também são responsáveis por roubo à agência dos Correios de Padre Carvalho, a lotérica da cidade de Fruta de Leite e em posto de combustível na BR-251. Com extrema violência o grupo utilizava “forte” armamento, coletes a prova de balas, rádios e “viaturas” com plotagens falsas em suas ações criminosas.

Os acusados, na medida de suas participações, responderão por crimes de organização criminosa, posse e comércio ilegal de armas de fogo, furto, roubo, corrupção de testemunhas e lavagem de dinheiro. Somadas, cumulativamente, as penas máximas aplicadas podem ultrapassar a trinta anos.

Operação Todos Pagam

O nome da Operação Todos Pagam é uma referência ao próprio trabalho da PF na região que, com imparcialidade, atua nas mais diferentes modalidades de ilícitos, sempre visando a paz social e o bem-estar da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui