Dom Darci José Nicioli toma posse em maio em Diamantina

0

O novo arcebispo metropolitano de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, dom Darci José Nicioli, vai tomar posse em maio. O religioso ganhou destaque na mídia recentemente ao orientar fiéis a vencer o mal “das jararacas”, depois do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março deste ano, quando o petista foi levado coercitivamente a prestar depoimento na Polícia Federal (PF).

Dom Darci nasceu em 1959 em Jacutinga, no Sul de Minas, e foi ordenado sacerdote em fevereiro de 1986. De 2009 a 2013 foi superior e reitor do Santuário Nacional de Aparecida e vigário-geral da província Redentorista de São Paulo (2013-2014). É mestre em teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo, de Roma.

Em 9 de março, o papa Francisco nomeou o religioso como o novo arcebispo. O anúncio foi feito após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado por dom João Bosco Oliver de Faria, em função de ter completado 75 anos, conforme estabelece o Código de Direito Canônico. A celebração de apresentação e posse do arcebispo está marcada para as 15h30 de 22 de maio na Catedral Metropolitana de Diamantina.

Dom Darci José Nicioli (foto: CNBB / Divulgação)

A fala polêmica de dom Darci ocorreu durante missa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. O bispo não citou o nome de Lula, mas orientou os fiéis a vencer o mal “daqueles que se autodenominam jararacas”. “Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras, que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente, vencer o mal pelo bem”, disse o religioso na homilia.



(Fonte: Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui