Emater produz levantamento inédito da safra de flores em Minas Gerais

0

Minas Gerais é considerado o segundo maior produtor de flores do Brasil. E para entender melhor a atividade, a Emater-MG, em parceria com a Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está desenvolvendo o Sistema de Acompanhamento de Safra Floricultura. O objetivo é identificar quais os municípios produtores, as espécies e a quantidade produzida no Estado.

“Não possuímos muitas informações sobre a produção de flores, até então não era realizado nenhum levantamento efetivo para avaliar a cultura em Minas Gerais. Os dados são importantes porque subsidiam políticas públicas para incentivar a cadeia e norteiam a produção. O Sistema será um diagnóstico da exploração de flores no Estado, com dados que nem mesmo as prefeituras possuem”, ressalta o coordenador técnico da Emater-MG, Edson Logato.

O trabalho de levantamento da safra já começou e a primeira divulgação dos dados está prevista para maio. Os técnicos da Emater-MG são responsáveis por visitar as propriedades e coletar informações para alimentar o Sistema de Acompanhamento de Safra Floricultura. “A coleta de informações será mensal, o que permite um panorama completo da produção. Será possível acompanhar a evolução mês a mês e, até mesmo, comprar uma região com outra. Vamos finalizar a primeira coleta e, mensalmente, iremos aperfeiçoar o Sistema”, destaca.

Crisântemos, parte da cadeia da floricultura de Minas Gerais (Foto: Divulgação/Emater-MG)

Floricultura

A floricultura envolve o cultivo de plantas ornamentais, flores de corte, plantas em vasos, produção de sementes, bulbos e mudas de árvores de grande porte. Minas Gerais tem na floricultura de corte o município de Barbacena, na região de Campos das Vertentes, como um dos destaques na produção de rosas. Dona Euzébia, na Zona da Mata, também possui destaque no cultivo de plantas ornamentais e para jardins, como palmeiras.

Reunião em Barbacena

Na próxima segunda-feira (25/4), às 10 horas, será realizada uma reunião no Escritório Local da Emater-MG em Barbacena com a presença de técnicos, produtores, prefeitura e da Associação Barbacenense dos Produtores de Rosas e Flores (Abarflores). Será uma oportunidade para apresentar o Sistema e explicar os objetivos e a importância de realizar o diagnóstico do setor. O Escritório da Emater-MG está localizado na Avenida Bias Fortes, 56, no Centro de Barbacena. Contato pelo número:(32) 3333-1663. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui