Governo de Minas divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência

0

Foi publicada no sábado (16/4), no Diário Oficial de Minas Gerais, a lista dos agraciados com a Medalha da Inconfidência. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (21/4), em Ouro Preto, e vai premiar personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais, do Brasil e da humanidade.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 e é a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. Esta é a 65ª edição. A premiação é anual e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Em 2016, o Grande Colar vai agraciar o senador e ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, que também será o orador da solenidade.

Dentre políticos, militares, juristas, médicos, professores, advogados, jornalistas, professores, historiadores, estudantes, religiosos, empresários e diversas autoridades, 30 serão agraciados com a Grande Medalha, 54 com a Medalha de Honra e 63 com a Medalha da Inconfidência. Ao todo, 148 pessoas e entidades serão homenageadas, com a presença de negros, jovens e pessoas desfavorecidas.

No dia 21 de abril Ouro Preto recebe a transferência simbólica da capital do estado. A cidade foi a capital de Minas Gerais entre 1823 e 1897.A solenidade está prevista para as 10h, com a chegada do governador Fernando Pimentel, que será recebido com honras militares. Em seguida, o monumento de Tiradentes recebe flores e a chegada do fogo simbólico e acendimento da Pira da Liberdade conduzem o final do evento, que termina com uma salva de 21 tiros.

Clique aqui para conferir a lista completa dos agraciados.

Fernando Pimentel, Lucia Mujica e Pepe Mujica – Foto: Divulgação

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui