Servidores da Prefeitura de Montes Claros protestam contra cortes determinados pelo prefeito

0

Servidores municipais ocuparam a área em frente à prefeitura de Montes Claros durante uma manifestação na manhã dessa quinta-feira (14/4). Segundo os organizadores, cerca de 300 pessoas participaram do ato. Eles protestaram contra os cortes de gastos determinados em um decreto, assinado pelo prefeito Ruy Muniz no dia sete deste mês.

De acordo com o prefeito Ruy Muniz, em entrevista coletiva no último dia oito, o município vai economizar cerca de R$ 1,1 milhão por mês com os cortes. Um dos pontos determinados pelo decreto é a suspensão da jornada de trabalho estendida dos servidores e, consequentemente, a redução em 50% do fornecimento de vale-transporte aos servidores atingidos pelo decreto.

“No dia de hoje [15/4/2016] é uma paralisação geral na prefeitura, em todos os setores. Em protesto ao decreto e pedir ao prefeito que ele coloque a mão na consciência e possa revogá-los o mais rápido possível”, diz o presidente do Sindicato dos Servidores, Flávio Célio Oliva.

Manifestação em frente a Prefeitura de Montes Claros (Foto: Divulgação)

O decreto alterou ainda os valores das gratificações pagas aos servidores. “Nós nos sentimos usurpados mais uma vez pela administração. Nós queremos ser respeitados e valorizados”, lamenta a professora Silvana Zuba.

A professora Silvana afirmou ainda que faltam materiais para ministrar as aulas nas escolas do município. “Nós reivindicamos ainda qualidade de trabalho. Nós estamos tirando dinheiro do nosso salário para comprar material, nas escolas não tem materiais para trabalhar e ainda a merenda que está de péssima qualidade. As crianças estão com fiapos de frango, arroz e bolacha”, denuncia.

Servidores da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb), que foram afastados da empresa em 2015, participaram da manifestação. “Estou mais de um ano parado, sem salário, passando necessidade dentro de casa, com água e luz cortadas. Estou vivendo de bicos e esperando que o prefeito tome uma decisão”, diz o auxiliar de coleta Renato Mendes.

O que diz a prefeitura

Em nota a assessoria de comunicação da prefeitura afirmou que o município respeita o protesto, mas afirmou também que não existem motivos para a manifestação. Segundo a nota, o decreto visa “garantir a saúde financeira do município de forma responsável, garantindo emprego e evitando demissões”. A prefeitura diz também que apenas 10% dos servidores foram afetados pelo decreto.

Quanto aos problemas de merenda denunciada durante o protesto, a prefeitura informou que houve atrasos na entrega por parte dos fornecedores, mas negou que tenha ocorrido falta da merenda escolar.

A prefeitura diz que durante este problema, houve uma adaptação orientada do cardápio, de forma de manter a “qualidade nutricional do alimento servido nas escolas”.

Manifestação em frente a Prefeitura de Montes Claros (Foto: Divulgação)

Manifestação em frente a Prefeitura de Montes Claros (Foto: Divulgação)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui