Ministério Público recomenda suspensão de pesca nos afluentes do Rio Doce

0

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo Especial de Defesa da Fauna (Gedef), expediu Recomendação ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) para que seja proibida a pesca nos rios estaduais afluentes do Rio Doce. A Recomendação foi emitida em 21 de março e o IEF tem 20 dias para respondê-la.

Segundo o documento, o acidente provocado pela mineradora Samarco, em novembro de 2015, quando uma barragem da empresa se rompeu, inundando o Rio Doce com lama de minério, causou alterações adversas das características do meio ambiente, afetando negativamente a fauna aquática, com piora da qualidade da água do rio, mortandade de peixes e da vida aquática.

O acidente também prejudicou atividades sociais e econômicas, como a pesca, o que poderá resultar no seu aumento nos afluentes do Rio Doce com o fim do período defeso da piracema.

Em 9 de dezembro de 2015, pescadores da Colônia Z-19, que abrange uma área desde Ponte Nova até Aimorés, preocupados com o risco de extinção de espécies de peixes que foram dizimados pela onda de rejeitos do rompimento da barragem, procurou o Ministério Público e solicitou que fossem adotadas providências visando à proibição da pesca em alguns pontos dos afluentes do Rio Doce. O objetivo é proteger as espécies ali existentes, assegurando sua sobrevivência e a possibilidade de sua reintrodução no rio.

O estabelecimento de proibição da pesca e suas condições competem ao IEF, que tem o prazo de 20 dias para informar ao Gedef sobre as providências adotadas.

(Fonte: MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui