Médicos protestam por melhorias no sistema de saúde de Montes Claros

0

Médicos do município de Montes Claros realizaram uma paralisação de advertência na manhã desta terça-feira (29/3). Com placas e faixas, os servidores exigiam melhorias ao sistema de saúde. A realização de concurso público, melhoria da estrutura física das unidades de saúde e policlínicas, redefinição da carga horária de trabalho e revisão salarial estão entre as reivindicações da categoria.

Os servidores paralisaram as atividades e manifestaram na porta da prefeitura e em seguida na Câmara Municipal. Todos estampavam nos braços uma tarja preta, com a descrição ‘Luto pela saúde de Montes Claros’.

Segundo o Sindicato dos Médicos de Montes Claros e Norte de Minas (Sindmed), organizador da manifestação, mais de cem médicos aderiram ao dia de paralisação. Nem todos participaram da manifestação.

O presidente da entidade, Carlos Eduardo Pereira Queiroz, destacou que foram várias tentativas de abrir um canal negociações com a prefeitura para expor as reivindicações dos médicos, mas o movimento não teve suas demandas atendidas e por isso o pedido de paralisação.

Ministério Público

Ao final da manifestação, os promotores Paulo Márcio e Guilherme Roedel Fernandez, da Promotoria do Patrimônio Público, receberam representantes do sindicato dos médicos.

Os promotores, que atuaram na realização do concurso público unificado das prefeituras do Norte de Minas, disseram que vão manter a cobrança para a realização do concurso em Montes Claros e nos demais municípios. “O intuito é eliminar as contratações. Infelizmente tivemos muita resistência de algumas prefeituras em realizar o concurso público, como é o caso de Montes Claros”, disse Paulo Márcio.

Em nota, a secretária de saúde de Montes Claros, Ana Paula de Oliveira Nascimento, disse que as reivindicações foram acolhidas pela secretaria municipal de saúde, em reunião com a presença de equipe técnica da saúde.

Em relação ao reajuste salarial, ela esclareceu que nesta gestão foi aplicado aumento de até 60% na categoria médica. Informou ainda que foram realizadas reformas em 10 unidades básicas de saúde e outras seis estão em construção.

Médicos realizam paralisação em Montes Claros (Foto: Sindicato dos Médicos / Divulgação)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui