Aedes aegypti também pode causar doenças em cães e gatos

0

Nos últimos tempos o mosquito Aedes aegypti tem tido grande destaque nos noticiários brasileiros devido a transmissão de graves doenças como a Dengue, a Chicungunya e a Zika. Ao contrário dos humanos, os pets não desenvolvem essas doenças, porém, o que poucos sabem é que o Aedes aegypti também pode ser prejudicial a saúde dos cães e gatos. Esse é um dos agentes transmissores da Dirofilaria immitis, verme responsável por causar a Dirofilariose, popularmente conhecida como doença do verme do coração.

O Aedes aegypti atua como vetor da doença transmitindo o parasita de um animal infectado para um animal sadio. “Esses parasitas irão se replicar alcançando a corrente circulatória e irão se alojar nas artérias pulmonares e ventrículo direito do coração, iniciando sua fase reprodutiva, liberando novos parasitas para a circulação.” afirma Jaime Dias, médico veterinário e gerente técnico de animais de companhia de Merial. Dentre os diversos sinais clínicos da doença podemos destacar: tosse, emagrecimento, cansaço, aumento de volume abdominal, inchaço nos membros e insuficiência cardíaca e hipertensão pulmonar, que podem levar o animal a óbito .

A dirofilariose é uma doença que também pode ser transmitida aos humanos através da picada do mosquito. “No homem, a doença é responsável pela formação de nódulos pulmonares, causando tosse, dificuldade respiratória, febre, e em casos mais graves, tosse acompanhada de sangue.”, finaliza Jaime Dias.

A Merial oferece uma importante solução na prevenção da dirofilariose canina. Trata-se de Cardomec Plus, medicamento a base de ivermectina e pirantel que, além da prevenção da Dirofilariose, oferece também tratamento e prevenção contra os principais vermes intestinais. Para que a prevenção seja realizada de forma correta, Cardomec Plus deve ser utilizado mensalmente, pois impede que o verme alcance a fase adulta, o que pode trazer grandes prejuízos a saúde dos pets.

Além do uso de Cardomec Plus, faz parte da prevenção da Dirofilariose, cuidados ambientais, que impeçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, como exemplo, evitar o acúmulo de água parada, em vasos de plantas, pneus, etc. (Renan Costa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui