Polícia Civil designa 93 novos peritos criminais para todas as regiões de Minas Gerais

0

Os 93 novos peritos criminais da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nomeados este mês, foram empossados e designados em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (23/3), às 15h, na Cidade Administrativa. O ato contou com a presença de membros do Conselho Superior da Polícia Civil e familiares dos empossados.

Os critérios para designação foram definidos pelo edital do concurso. Com esse aporte, a Polícia Civil procura expandir o atendimento à população do Estado, observando a descentralização da gestão com autonomia no âmbito dos departamentos de polícia.

O novo perito criminal, Antônio Magela Machado Júnior, de 31 anos, formado em Farmácia Industrial está ansioso para começar: “A nova carreira é uma grande oportunidade de colocar a ciência e a tecnologia a serviço da Justiça e da comunidade”, comenta.

O superintendente de Polícia Técnico-Científica (SPTC), médico-legista André Roquette destaca que essas nomeações, aliadas aos novos investimentos, permitiram à Instituição a criação dos laboratórios em todos os departamentos da Polícia Civil, com início das atividades a partir de abril: “Os exames definitivos de droga ou toxicológico, que hoje são encaminhados para a capital, passam a ser realizados na própria região, reduzindo o tempo médio de conclusão dos exames de 60 para apenas sete dias”.

O Diretor do Instituto de Criminalística, perito criminal Marco Paiva, comemora “Pela primeira vez contaremos com uma equipe de cinco peritos criminais em cada Seção Técnica, por todo o Estado. Será um novo dimensionamento da polícia forense em Minas Gerais. As perícias de meio ambiente também passam por esse processo de desconcentração, contando com um perito criminal dedicado a essa atividade em quase todos os departamentos”.

Os 93 novos peritos criminais somam-se aos 34 novos médicos-legistas, também nomeados em 12 de março e empossados na quarta-feira (16/03), no auditório do Instituto Médico Legal. Com a ampliação do quadro de funcionários, os novos profissionais vão assegurar maior rapidez na produção de provas objetivas para o inquérito policial, contribuindo para a eficácia e qualidade das investigações policiais.

A chefia da PCMG já encaminhou ofício à Secretaria de Estado de Planejamento, solicitando prorrogação da validade do concurso por mais dois anos. A medida, sendo atendida, possibilita futura nomeação de outros peritos criminais e médicos-legistas. A chefe da Polícia Civil, delegada-geral Andrea Cláudia Vacchiano, deu as boas-vindas aos peritos, frisando a necessidade da ampliação da prestação de serviço à sociedade com qualidade. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui