Vaca dá luz a bezerros trigêmeos em sítio mineiro

0

Uma vaca deu à luz a três bezerros em uma única gestação em um sítio no município de Alterosa, na região Sul de Minas Gerais. O caso é muito raro, especialmente porque os três animais são machos.

Segundo o dono do sítio, Pedro Hélio Reis, a vaca Mansinha chegou à propriedade já com quatro meses de gestação. Com nove meses e 21 dias, ela deu sinal de que havia chegado a hora do parto. “Quando foi 8h nasceu o primeiro, aí eu vi que poderia nascer outro. Aí, passou uma meia hora e nasceu o segundo. E mais meia hora e nasceu o terceiro”, conta o agricultor.

O nascimento dos três bezerros surpreendeu o produtor rural, que nunca tinha visto uma gestação de trigêmeos. “Nunca tinha visto. Para mim foi uma novidade”.

Mas, apesar de trigêmeos, os animais são bem diferentes uns dos outros. Um nasceu mais claro, um rajado e outro com pelo marrom. Segundo o veterinário Régis Luiz Carvalho, esse tipo de gestação é muito raro. “É de 0,5 a 1% de chance de ocorrer um caso desses. Geralmente, são mais comuns as gestações de dois de animais, mas de três é bem raro”, afirma o especialista.

Ainda conforme o veterinário, na maioria dos casos de bezerros trigêmeos, pelo menos um deles nasce com o sexo oposto aos demais, o que não ocorreu no caso da gestação da Mansinha. “É a primeira vez que eu vejo e, geralmente, sempre tem uma fêmea no meio”.

(Fotos e informações da Record Minas/R7)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui