Promotor que pediu prisão do ex-presidente Lula é ‘especialista’ em crime organizado

0

O promotor público Cassio Conserino, um dos responsáveis pela denúncia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá, dedicou boa parte da carreira a investigações de políticos, policiais acusados de corrupção e membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

A “BBC Brasil” fez um perfil do promotor e mostra que ele é descrito por colegas da área do direito como um promotor “sério”, “versátil” e “da nova geração” – ou seja, alguém “que não fica atrás da escrivaninha” e faz suas próprias investigações sobre crime organizado e corrupção de agentes públicos, sem depender apenas do trabalho da polícia.

“Ele não adota uma postura reativa, está sempre em busca de evidências”, disse à BBC Brasil um colega próximo de Conserino. Ao longo da carreira, o promotor atuou em casos de grande repercussão nacional, como a investigação da onda de ataques do PCC à polícia paulista e a denúncia da Máfia do Lixo de Ribeirão Preto, que envolvia o ex-ministro Antonio Palocci.

Já seus críticos o acusam de ter feito um pré-julgamento do ex-presidente e de estar agindo de forma supostamente ilegal no caso envolvendo a apuração da propriedade do apartamento no Guarujá.

Promotor público Cassio Conserino – Foto: Divulgação

(Via O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui