Sargento da Aeronáutica morre em confronto com assaltantes na BR-365, no Norte de Minas

0

“Uma quadrilha extremamente audaciosa e que agia de forma provocativa”, assim a delegada Fernanda Fiúza descreve os envolvidos nos assaltos a ônibus ocorridos na BR-365, no Norte de Minas Gerais. O último crime praticado por eles ocorreu no fim da noite dessa terça-feira, 8 de março, em Buritizeiro, e terminou com a morte de um sargento da Aeronáutica e dois passageiros baleados, entre eles um advogado, que foi atingido no pé e estava indo para Brasília (DF), onde tomaria posse para um cargo no Ministério Público.

“Eles sempre entravam no ônibus e perguntavam onde estava o policial, não sabemos se eles tinham conhecimento de que nos veículos havia policiais ou se queriam encobrir os atos deles. Eles assaltaram um ônibus de estudantes de Direito e chegaram a dividi-los de acordo com o cargo que gostariam de exercer, afirmando que se alguém queria ser policial iria morrer. A cada ato eles estavam mais violentos e confiantes de que não seriam capturados”, fala a delegada.

Fernanda Fiuza diz que a PC já estava investigando a quadrilha há dois meses, quando os assaltos a ônibus se tornaram mais frequentes; em média três crimes desse tipo eram registrados por semana.

Após o roubo dessa terça, foi realizada uma operação que teve o apoio de mais de 70 policiais, além de um helicóptero e canil. Durante as buscas, dois baleados que procuraram por atendimento médico em um hospital de Três Marias foram detidos. Ambos foram alvejados pelo sargento da Aeronáutica. A PC trabalha com a hipótese de que um terceiro criminoso foi morto depois de ser atingido pelo militar, já que as testemunhas relatam que o corpo dele foi levado pelos comparsas. Outros dois assaltantes ainda estão sendo procurados.

Ônibus seguia para Brasília, no Distrito Federal (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

De acordo com a delegada, cinco pessoas que moram em Luizlândia do Oeste, Distrito de João Pinheiro, foram levadas até o quartel da Polícia Militar suspeitas de ajudarem na fuga dos envolvidos. Três carros também foram apreendidos.

As informações apuradas são de que o líder do grupo, que a PC suspeita que tenha sido morto, entrou no ônibus armado e de colete à prova de balas. Ele anunciou o roubo e foi baleado pelo sargento da Aeronáutica, que tinha 57 anos e era natural de Januária. Em seguida outro criminoso entrou e também foi ferido, um terceiro também subiu no veículo e foi atingido.

De acordo com a delegada, o militar chegou a brigar com assaltantes e, provavelmente, foi atingido quando recarregava a arma. Ele viajava com a esposa, que foi internada em um hospital em estado de choque. Os criminosos fugiram sem levar nenhum pertence das vítimas.

O major João Washington, da PM de Pirapora, explica que o modo de agir dos assaltantes era parecido. Para forçar o ônibus a parar, eles atiravam, entravam e rendiam o motorista e os passageiros. Em seguida, levavam o veículo até algum local ermo, onde roubavam os pertences dos ocupantes.

“Os indivíduos estavam sempre fortemente armados, equipados com coletes à prova de balas e encapuzados. Os levantamentos dão conta de que essa quadrilha possui olheiros em postos de combustíveis e nas paradas dos coletivos, para ficarem analisando o tipo de passageiro e a possibilidade de ter o maior valor monetário em bens com os ocupantes”, destaca o militar.

Um dos baleados que procurou atendimento médico em Três Marias já havia sido detido há poucos dias por receptação, em uma operação realizada na região de João Pinheiro. Segundo o major Gláuber Santos, com ele foram encontrados celulares roubados. Na mesma ação, a PM também prendeu um homem que portava duas armas, e cinco homens em um carro clonado, onde foram achados vários pertences de vítimas dos assaltos. Ele explica porque a quadrilha tinha ônibus como foco.

“Geralmente, os passageiros levam objetos que podem ser roubados facilmente, como celulares, computadores, carteiras, bolsas, dinheiro e roupas. Eles roubavam imediatamente e não eram mais vistos”.

Além dos argumentos citados pelo major, a delegada Fernanda Fiúza diz que a região tem algumas características que facilitam a ação dos assaltantes.

“Nós acreditamos que era uma única quadrilha, e que se aproveitava de um longo trecho sem sinal telefônico. No delito de hoje o motorista teve que retornar até um posto de combustível para conseguir se comunicar. Este trecho não tem um posto fixo da Polícia Rodoviária Federal. Por maior que seja o empenho dos policiais, eles têm uma distância muito grande pra percorrer, a instalação de um posto é uma demanda da população local. Além disso, eles se aproveitam que a estrada não tem pedágios, é sinuosa e tem plantações de eucalipto, para que possam se esconder”, diz.

Veículo usado pelos autores foi apreendido – Foto: Divulgação / PM

(Fonte: G1 Grande Minas / Repórter: Michelly Oda)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui