Distrito de Diamantina tem padre investigado por pedofilia

0

A população do distrito de São João da Chapada, em Diamantina, vive uma situação inusitada. Desde o dia 15 de fevereiro o Padre da Igreja Católica, J.C.S., está em prisão domiciliar por determinação do Juiz Fábio Henrique Vieira. O religioso é investigado por suspeitas de pedofilia e atentado ao pudor em inquérito conduzido pela Delegada Kiria Orlandi.

A ordem do juiz determinou o imediato afastamento das funções do padre na condução do Centro Comunitário da Infância, onde a Instituição Humanitas, ao qual o padre pertencia, alimenta e atende cerca de 80 crianças. Devido às suspeitas de coação de testemunhas e vítimas o padre está obrigado a manter um limite mínimo de aproximação de 100 metros das mesmas. Também não poderá ter coroinhas para auxiliá-lo nas missas.

Por ser obrigado a ficar recolhido na Casa Paroquial das 20 horas as 06 da manhã, o padre teve que alterar o horário das missas. Apesar das graves denúncias e suspeitas e da determinação do juiz, o padre não foi afastado das suas funções clericais.

A comunidade vive um clima de estupefação em relação ao acontecido. A maioria dos moradores é de católicos, que se sentem constrangidos em ter na condução da igreja um padre com prisão decretada, mas alguns ainda acreditam na inocência dele. Um dos adolescentes que alega ter sido abusado precisou ficar por algumas semanas sob proteção da justiça, enquanto prosseguiam as investigações e oitivas.

Há cerca de dois anos atrás outro caso rumoroso de abuso infantil ocorrido em Diamantina chocou todo o país. Um dos membros do antigo coral Bem-Te-Vis acusou o religioso João Marcos Porto Maciel de abusos recorrentes enquanto maestro do coral. O empresário Marcelo Ribeiro, de 48 anos, escreveu um livro em que conta ter sofrido abusos sexuais dos 12 aos 16 anos, enquanto integrava um coral da Igreja Católica formado por meninos da região de Diamantina. O caso teve ampla repercussão após a prisão do religioso em Caçapava do Sul, interior do Rio Grande do Sul.

Igreja matriz de São João da Chapada, em Diamantina – Foto: Panorâmio

(Fonte: Portal do VALE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui