Workshop fortalece a produção de mel no Vale do Jequitinhonha

0

Na quinta-feira, 25 de fevereiro, o município de Itamarandiba sediou o workshop “Apicultura em Rede no Vale”. Realizado no Clube Florae, o evento contou com mais de 200 participantes que integram a cadeia produtiva do mel do Jequitinhonha. Através de palestras e troca de experiências, o workshop mostrou que o projeto consolida a região como um dos principais polos da apicultura do Estado e do País. Desde 2013, ano em que o projeto Apicultura em Rede no Vale se iniciou, os produtores que atuam nas áreas da Aperam BioEnergia vem passando por vários trabalhos de capacitação que incluem diversas técnicas para aperfeiçoar a produção. O evento de quinta-feira foi mais uma etapa deste processo e proporcionou, na avaliação do presidente da Federação Mineira de Apicultura (FEMAP), José Calazans, uma sinergia entre a cadeia produtiva. “O evento foi muito participativo e deu voz a apicultores, exportadores e outros envolvidos na produção do mel feito no Vale do Jequitinhonha. Este produto de enorme importância econômica para a região sem dúvida continuará a beneficiar muitos apicultores de Itamarandiba, Turmalina, Veredinha e outras localidades envolvidas na atividade”, diz o presidente da FEMAP.

Capacitação em vários níveis

Para o público do workshop, a oficina foi positiva pelo conteúdo, apresentado por técnicos da área, e pela rede de contatos entre as associações de apicultores participantes do projeto – Associação Apícola de Itamarandiba (APITA) e Associação de Apicultores de Veredinha (AAPIVER). Na avaliação do produtor Almir Pereira Alves, integrar o programa lhe permitiu ampliar não só as habilidades técnicas. “Uma das maiores contribuições para mim foi a capacitação gerencial. Além dos vários pontos direcionados à melhoria na produção, aprendemos como gerir melhor o negócio através de aulas de marketing e de gestão”, conta Alves, apicultor há 16 anos.

O Projeto

O Workshop está entre as diversas atividades do Projeto Apicultura em Rede que busca o reconhecimento do Vale do Jequitinhonha como potencial polo de produção de mel. Implantado em 2013, a ação é viabilizada pelo Edital de projetos da RedEAmerica “Fundo Comunidade em Rede” e realizada com o apoio da Aperam BioEnergia, Fundação Aperam Acesita e RedEAmérica- Bloco Brasil. Atualmente, Itamarandiba é o maior produtor de mel. O projeto possui caráter permanente e visa a auxiliar os apicultores em todas as etapas, consolidando cada vez mais a região nos panoramas estadual e nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui