Doadores de sangue devem ficar atentos aos critérios para doação

0

Há alguns anos, o empresário Antônio Ferreira, 60, frequente doador de sangue, não pôde completar o gesto solidário: durante a entrevista inicial da Fundação Hemominas, praxe nas doações, o profissional responsável detectou que Antônio estava com uma rinite alérgica, o que impossibilitou a doação. Ele nem imaginava que isso seria um impedimento: “Depois disso, passei a ficar mais atento às restrições e condições para doação”, diz.

Segundo a assessora da Gerência de Captação da Fundação Hemominas, Viviane Guerra, é comum algumas doações não acontecerem por falta de atenção aos critérios requeridos e que, muitas vezes, só exigiriam uma remarcação da doação. “Por exemplo: o doador pode ter feito um tratamento dentário recentemente e não saber que deve esperar um pequeno prazo para vir doar”, explica. Em outros casos, a doação também pode ser facilitada, como, por exemplo, intensificando a hidratação 48h antes.

Veja algumas orientações que Hemominas repassa aos candidatos à doação:

A primeira dica é fazer o agendamento da doação, que não é obrigatório, mas confere prioridade de atendimento na data e horário escolhido. Para isso, basta ligar para o número 155, opção 8.

Além disso, é importante consultar previamente as condições para doação de sangue no site da Fundação Hemominas – www.hemominas.mg.gov.br – ou também pelo telefone 155. Veja algumas dicas para garantir sua doação:

– Medicamentos: o uso de analgésicos comuns não impede a doação. Já a ingestão de antitérmicos impede, em virtude da febre que motivou a sua utilização. Os anti-inflamatórios contraindicam a doação por cinco dias.

– Hidratação: caso o doador esteja muito desidratado, pode acontecer de não ser possível ter acesso venoso para a doação. Assim, é preciso fazer uma hidratação mais intensa 48h antes.

– Documentação: “Acontece de a pessoa vir doar nos intervalos do trabalho, portando só o crachá de identificação. Porém, é necessário estar com documento de identificação original e com foto”, explica Viviane Guerra.

– Tatuagem: quem fez tatuagem ou de maquiagem definitiva não pode fazer doação pelo período de 12 meses.

– Tratamento dentário: alguns procedimentos no dentista podem exigir um tempo maior de espera. Por exemplo: em caso de sangramento durante um ajuste de aparelho ortodôntico, é preciso esperar três dias para doar. O mesmo período vale para limpeza dentária.

– Bebidas: bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas por um período de pelo menos 24h antes da doação.

Reforço nas doações:

O estoque em todo o estado está 5% abaixo do ideal. Há baixa de 38% na reserva do tipo sanguíneo O- e de 23% do tipo O+. “Em situações de emergência, o sangue O- é muito importante, já que é o doador universal”, explica a assessora da Gerência de Captação da Fundação Hemominas, Viviane Guerra.

Quem pode doar?

Para doar sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, peso acima dos 50Kg, estar em condições plenas de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar alimentado. Na oportunidade, o candidato deve apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. São retirados aproximadamente 450ml de sangue, em poucos minutos, volume que, além de não fazer falta ao doador, contribui para salvar até quatro vidas. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui