A SOCIEDADE QUE ESTÁ ESTRAGANDO NOSSOS FILHOS E ALUNOS OU NOSSOS FILHOS E ALUNOS QUE ESTÃO ESTRAGANDO A SOCIEDADE?

0

É possível que, inconscientemente, a maioria de nós responda rápido:

– A sociedade, é claro, está estragando nossos filhos e alunos.

… a sociedade está estranha. A sociedade está cada vez mais composta de pessoas estressadas, Pessoas incapazes de solidariedade; pessoas tensas, desconfiadas, nervosas…

Assim poderíamos listar inúmeros comportamentos que demonstram que a sociedade está ficando cada vez pior e, por consequência, “estragando” nossos filhos e alunos. Comprovando a tese de que ela sim, é a responsável pelo que está acontecendo geração pós geração.

No entanto, precisamos parar e fazer um exercício doloroso, porém necessário: tentar esquecer que são nossos filhos e alunos e analisarmos “de fora”, a situação. Primeiramente analisando a seguinte questão:

– A sociedade que nos dá os filhos e alunos ou nossa Família e Escola os entregam à sociedade?

Arte: Marli Andrade / Foto: site ibiagora.com

É exatamente aqui que está o “X” da questão. A sociedade recebe, de nós, aqueles que geramos e escolarizamos. Portanto, pode ocorrer então que nossos filhos e alunos estejam “estragando” a nossa sociedade.

E como o fazem? Repetindo comportamentos que aprenderam conosco. Comportamentos reprimidos e/ou comportamentos que não foram corrigidos. Sendo mais clara ainda, comportamentos adquiridos com exemplo de nossa agressividade ao “cria-los” severamente sem diálogo algum ou então comportamento adquirido por não termos lhes imposto limites.

As crianças, diferente do que muitos pais e educadores pensam, anseiam por limites, sim. Elas, em muitos casos, demonstram comportamentos inconscientemente, e de igual forma o fazem desejando atenção e norte. Orienta-las com amor, paciência e respeito por seu estágio de crescimento vai ajudá-la muito mais do que se possa imaginar.

Nosso papel de educar nossas crianças e escolarizar nossos alunos é muito mais sério do que supomos ser. E é justamente por isso que sempre insisto no pensando de que à criança não basta ensinar “se comportar” diante das visitas e sim o tempo todo, isto é, ser ético; e ler, escrever e fazer continhas é muito pouco para o universo de possibilidades de aprendizagem.

O caminho mais eficiente e eficaz para que nossa sociedade melhore é dando mais atenção às nossas crianças. Tentar “consertar” o adolescente é infinitamente mais complexo porque somente conseguirá entrar em seu mundo particular, aqueles adultos que já estiverem em seus corações desde a primeira infância.

A sociedade composta por crianças que cresceram em ambiente com diálogo, amor, carinho, compreensão, explicações, sansões devidamente esclarecidas que são feitas para que ela se desenvolva e se sinta um Ser Humano feliz e admirável todos os dias de suas vidas, certamente se torna uma sociedade mais justa, igualitária, tranquila e feliz.


Quem é Marli Andrade?

Marli Andrade é Psicanalista e Psicopedagoga, Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Argentina John Kennedy em Buenos Aires, defendendo a tese: “A influência da subjetividade nas interações profissionais”.

Autora de Literatura Infantojuvenil com o propósito de contribuir para que as crianças cresçam com equilíbrio emocional, autoestima e habilidades para interações intra e interpessoal tranquila e eficiente.

Escritora do livro “Primeiro você sonha, depois você dorme”, catalogado pela Câmara Nacional do Livro, sob o catálogo sistemático: Autoconhecimento, Comportamento social, Conduta de vida, Equilíbrio (Psicologia), Inconsciente, Realização pessoal, Relações interpessoais, Sonhos e Sucesso profissional.

Atua com palestras e treinamentos em instituições públicas e privadas, disponibilizando técnicas para que cada participante possa construir suas próprias estratégias para a gestão intra e interpessoal.

Marli Andrade
Psicanalista e Psicopedagoga
Doutoranda em Psicologia Social
Autora de Literatura Infanto Juvenil
Site: www.marliandrade.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui