Caixa de Assovio é atração do II Festival Internacional de Música Histórica de Diamantina

1

De 19 a 28 de fevereiro, a riqueza da música tradicional de origens ibéricas no Brasil ganha lugar de destaque na cidade de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, com a realização da segunda edição do Festival Internacional de Música Histórica – De la Mancha ao Sertão: o Ibérico na tradição musical do Brasil. Na manhã de sábado, dia 27, a cidade será palco de uma das mais aguardadas apresentações, dos artistas do Caixa de Assovio, um dos grupos de dançantes que atuam na festa de Nossa Senhora do Rosário do Serro/MG.

Com uma tradição de mais de 100 anos, o grupo Caixa de Assovio se apresenta com uma instrumentação que se resume a dois pífanos e duas caixas, sendo parente das bandas de pífanos do Nordeste brasileiro, embora com um repertório inteiramente distinto, especificamente ligado aos rituais do congado. Dos antigos grupos deste perfil que atuaram em Minas Gerais desde o século XVIII, apenas três resistem até os dias atuais, sendo a Caixa de Assovio, um destes. O atual chefe do grupo, Seu Jadir Canela, é um dos ícones vivos da festa do Rosário do Serro, dela participando desde a década de 1960, a princípio, integrando a Marujada e posteriormente, em 1988, passando a atuar na Caixa de Assovio. No festival o grupo se apresentará ao lado do músico belo-horizontino Daniel Magalhães.

O II Festival Internacional de Música Histórica de Diamantina reunirá em sua programação concertos, aulas-espetáculos, mini-cursos, palestras e saraus, proporcionando ao público uma experiência além da música em si, trabalhando, também, o pensamento e o estudo acerca da música histórica – seu percurso, suas vertentes, seus compositores – possibilitando, assim, a formação e maior participação do público. Toda a programação tem entrada gratuita.

Mais informações e programação completa no site www.musicahistoricadiamantina.com.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui