Justiça obriga Prefeitura de Montes Claros a fazer repasse de consignados em atraso

0

A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Montes Claros (MG) faça o repasse à Caixa Econômica Federal de valores referentes a contratos de empréstimos consignados assinados com os servidores do município, e que estão em atraso desde o mês de dezembro, segundo o banco.

De acordo com a Justiça, o município celebrou um convênio com o banco, no qual ficava estabelecido que os servidores municipais poderiam pegar empréstimos mediante descontos em folha. Caberia à Prefeitura repassar os valores até o 5º dia útil, após o pagamento dos salários.

Conforme a ação movida pelo banco, o convênio com o município foi rescindido em agosto de 2014, mas a Prefeitura não estaria cumprindo a obrigação de fazer a retenção nos salários dos servidores e o repasse dos valores, o que deveria ser feito até o pagamento total dos empréstimos, mesmo com a suspensão do contrato.

A decisão o juiz destaca que, somente no mês de janeiro, o valor devido ao banco é de R$ 590 mil. No caso de descumprimento da determinação, a Prefeitura fica sujeita a pagar multa, e o prefeito a responder por ação de improbidade administrativa.

O magistrado também diz que a conduta do município, além de causar danos para a Caixa, também pode prejudicar os servidores, que podem se endividar por não constar nos contracheques deles os descontos dos empréstimos consignados.

(Fonte: Inter TV Grande Minas / G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui