Montes Claros decreta situação de emergência por causa do Aedes aegypti

0

A Prefeitura de Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas Gerais, divulgou nessa segunda-feira (1º de fevereiro) que foi decretada situação de emergência por causa da dengue. A administração do município alega que há riscos de um surto epidêmico, já que apenas em janeiro de 2016 foram registrados 386 casos de dengue, dois de Chikungunya e 66 de Zika.

“Se fizermos um comparativo do mês de janeiro dos três últimos anos, em 2016 foi registrado o maior número de notificações, inclusive com casos de Chikungunya e Zika”, fala Edvaldo Freitas, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Janeiro, é de acordo com os dados do município, um dos meses em que há um grande número de notificações. Edvaldo Freitas cita dois fatores contribuem para isso, a incidência de chuva e sol, que juntos são ideais para a proliferação do Aedes aegypti, e o período de férias, no qual muitas pessoas viajam.

Com o decreto da situação de emergência, a Prefeitura objetiva intensificar os trabalhos, que devem ser executados pelas Secretarias Municipais de Saúde, Planejamento e Gestão e de Defesa Social, com a contratação de mão-de-obra de forma emergencial.

Entre as ações que devem ser realizadas nos próximos dias, está previsto “o Dia D” de combate ao mosquito. O coordenador do CCZ explica que a intenção é investir cada vez mais em ações educativas.

“Podemos reverter a situação se houver uma mudança de hábito da população, isso só se consegue com educação. As pessoas precisam entender que é preciso retirar um tempo do dia delas para colocar em prática os cuidados para evitar a proliferação do aegypti”, destaca.

Números segundo o CCZ

Em 2015, foram feitas 740 mil visitas, o que representa quatro em cada domicílio do município, com eliminação de mais de 12.400 focos, além de 16.400 ações educativas.

Prefeitura promove, nesta quarta (03/02), ação contra o Aedes no Parque Municipal Milton Prates – Foto: Fábio Marçal / Divulgação Prefeitura de Montes Claros

Ações que a Prefeitura para combater o mosquito:

– No dia 28 de janeiro o município de Montes Claros decretou situação emergencial em razão de risco de surto epidêmico. Pelo decreto, ficam as secretarias municipais de Saúde, Planejamento e Gestão e de Defesa Social autorizadas a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura ou de proprietários/entidades privadas, bem como adotar outras medidas que se fizerem necessárias, na missão de combate aos focos de proliferação do mosquito, devendo, ainda, oferecer tratamento médico adequado à população.

– O município está ampliando o número de agentes de combate a endemias, através de uma verba de R$ 848 mil proveniente do Ministério da Saúde.

– A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Saúde, capacitou, em dezembro do ano passado, cerca de 1.200 agentes de saúde e de combate a endemia, incluindo os que atuam na zona rural, para o combate mais eficaz ao mosquito transmissor da dengue.

– A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está intensificando as ações de retirada de lixo e entulho de vias públicas, terrenos baldios e outros locais impróprios para descarte deste tipo de material, mobilizando operários e maquinário pesado. Estão sendo retirados mais de 300 toneladas de lixo e entulho a cada 15 dias.

– Através de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, estudantes da Rede Municipal de Ensino de Montes Claros terão ao longo de todo o ano letivo de 2016 um assunto inédito nas salas de aulas: o mosquito Aedes aegypti e a ameaça que ele representa para a saúde das pessoas. O projeto, cujas atividades serão conduzidas por equipes gestoras do corpo docente de cada escola municipal, tem o objetivo de tornar o estudante um conhecedor do mosquito da dengue, sendo, portanto, capaz de executar ações eficazes para combater o seu surgimento e a sua proliferação.

– O prefeito Ruy Muniz assinou e sancionou, em dezembro de 2015, a Lei Municipal de nº 4.182, que dispõe sobre ações permanentes de prevenção contra a dengue. A Lei determina obrigações que todos devem ter para evitar a proliferação do mosquito, e prevê penalidades para “desobediência ou não observância das exigências”, que podem resultar na aplicação de multa no valor de R$ 500. “A intenção da lei não é multar, obviamente, mas conseguir que a população realmente se una, através de medidas preventivas, para o combate à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito”, disse o chefe do Executivo.

– Criação da Força Tarefa “Tolerância Zero com o Mosquito – Montes Claros Contra o Aedes”, coordenada pelo secretário de Defesa Social, coronel Franklin de Paula Silveira, e com representantes de todas as secretarias e órgãos municipais, Corpo de Bombeiros, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Grupo SOS Patroas, Centro Regional de Saúde (CRS), Grupo de Mães de Montes Claros, dentre outras representações da sociedade. A Força Tarefa já realizou duas megaoperações com duração de três dias cada, em regiões com alto o índice de infestação, envolvendo 228 agentes, 14 caminhões basculantes, pás-carregadeiras, retroescavadeiras, patrolas e caminhões de carroceria.

(Fonte: Inter TV Grande Minas / Prefeitura de Montes Claros)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui