Tradição de Minas Novas agita o pré-carnaval da Capital

0

O Bloco Magalhães leva para Belo Horizonte toda a musicalidade e animação do tradicional “Carnaval Bom Demais” de Minas Novas.

Ao som de frevos e marchinhas o Bloco promete reunir a comunidade do Vale do Jequitinhonha que reside na capital. “Oportunidade também para apresentar a nossa cultura aos foliões da capital”, ressalta Dalton Magalhães, cantor e compositor, integrante da banda do bloco.

O repertório tem forte influência dos “Novos Baianos” e “Frevo Pernambucano”, além de apresentar composições próprias e músicas que marcaram época como “O Bom Baiano”, “Atrás do Trio Elétrico”, “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua”, dentre outras.

O Bloco Magalhães fará seu desfile no dia 30 de janeiro (sábado) com concentração em frente à Serraria Souza Pinto (debaixo do Viaduto Santa Tereza), às 16h00, com trajeto até a Rua Sapucaí no Bairro Floresta.

O desfile na cidade de origem “Minas Nova” acontece no sábado de carnaval, onde o bloco irá comemorar os dez anos de sua formação. Com o tema “Dentro de mim corre um rio”, o bloco chama o folião para uma reflexão sobre a atualíssima questão da água e da sua responsabilidade sobre a seca e a morte dos rios.

(Foto: Divulgação / Bloco Magalhães)

Carnaval de Minas Novas

Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, realiza um dos maiores carnavais de rua do Estado de Minas. Tradição que remonta ao início da década de 80.

A cidade sofreu forte influência das manifestações populares do Carnaval de Salvador, que misturou o frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros ritmos afro-latinos, criando o chamado axé music da Bahia, que culminou também com a popularização dos trios elétricos.

Nesta época, Minas Novas foi precursora do carnaval de rua em Minas Gerais, criando trios elétricos artesanais e formando músicos neste período de grande efervescência cultural.

(Foto: Divulgação / Bloco Magalhães)

(Por Talytta Duarte)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui