Barbacena decreta situação de emergência por causa da chuva

0

Moradores de Barbacena, na Região Central de Minas Gerais, continuam sofrendo por causa dos estragos durante a chuva da madrugada de quinta-feira (28/01). O prefeito Toninho Andrada (PSDB) decretou situação de emergência. Na manhã desta sexta-feira (29/01), pelo menos 70% da cidade estava sem abastecimento de água. Comunidades rurais ainda seguem isoladas, segundo a Defesa Civil. Um corpo encontrado em um córrego do município pode ser mais uma vítima do período chuvoso.

O temporal provocou quedas de árvores e pontes e alagou o sistema de bombeamento de água do Serviço Autônomo de Barbacena (SAS). Um comitê de crise foi criado para resolver os problemas. “Estamos nos deslocando nesta manhã para as comunidades, com os órgãos que compõem o grupo. O prefeito paralisou todas as obras do município para juntar forças para ajudar os distritos ilhados”, afirmou José Luiz de Senna, coordenador da Defesa Civil do município.

O grande volume de água provocou a cheia de córregos e do Rio das Mortes. De acordo com o Serviço Autônomo de Barbacena (SAS), a Estação de Captação de Água Bruta no manancial teve que ser paralisada na manhã de quinta-feira, pois o alagamento atingiu o sistema de bombeamento. A captação do Distrito de Correia de Almeida também está interrompido. “A água está baixando, mas ainda não conseguimos restabelecer o abastecimento. As bombas ficaram imersas. Estamos retornando ao local hoje para ver se tem condições de remover as bombas e voltar o funcionamento no máximo em cinco dias”, comentou o coordenador da Defesa Civil do município. A SAS pede que os moradores economizem e evitem o desperdício de água.

Estação de Captação de Água Bruta do Rio das Mortes foi alagada (Foto: SAS / Divulgação)

Vítima da chuva

O número de mortes no período chuvoso 2015/2016 pode subir para três. Nessa quinta-feira, o corpo de Vicente João de Oliveira, de 54 anos, foi encontrado em um córrego na zona rural de Barbacena. “Ainda não sabemos se a morte foi provocada pela chuva. Moradores disseram que o homem costumava beber bastante, mas pode ser que o temporal tenha contribuído para a morte”, disse Senna.

Estradas

Os motoristas ainda enfrentam trânsito lento na BR-040 próximo a Barbacena. A pista está parcialmente interditada nos km’s 715,5 e 727, no sentido Belo Horizonte/Rio de Janeiro, por causa da queda de barreiras. Somente uma faixa está liberada.

(Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui