Rio Araçuaí atinge nível máximo e deixa moradores em alerta

0

Moradores das margens do rio Araçuaí estão em estado de alerta nesta quinta-feira (21/01). O nível do rio foi elevado pelas chuvas que caíram nas últimas 48 horas.

“Em Berilo, o rio Araçuaí transbordou na manhã desta quinta-feira (21), mas muitas fotos que estão circulando pelo WhatsApp e outras redes sociais, não são relativas a enchentes deste ano.”, informou um policial militar.

Já em Araçuaí, o nível do rio já atingiu seu nível máximo. “A Defesa Civil já está em contato com a prefeitura de Araçuaí para traçar um plano emergencial de atendimento às famílias que vivem em áreas de risco. Por enquanto ainda não há moradores desalojados.”, informou a Polícia Militar em Araçuaí.

Rio Araçuaí, na cidade homônima, está em seu nível máximo – Foto: Gazeta de Araçuaí

“Caso seja necessário, a prefeitura deverá liberar escolas para alojar os desabrigados”, informou o Sargento Ernani Martins, da Polícia Militar.

O Rio Araçuaí nasce em Felício dos Santos, na Serra do Gavião, e corre paralelo ao Jequitinhonha. Os dois rios se encontram na Barra do Pontal, no distrito de Itira, em Araçuaí.

Seus principais afluentes são o Setúbal, Gravatá e Calhauzinho, ameaçados de desaparecer.

O Rio Araçuaí, além de beneficiar a cidade homônima, passa ainda pelas cidades de Turmalina, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo e Virgem da Lapa.

Gravatá

Com as chuvas, o rio Gravatá, que nasce em Novo Cruzeiro, aumentou seu volume, alegrando agricultores e moradores das comunidades banhadas por ele. O rio está ameaçado de desaparecer.

Grande volume do rio Gravatá alegra comunidades ribeirinhas – Foto: Gazeta de Araçuaí

(Fonte: Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui