Servidores do Hospital Aroldo Tourinho fazem manifestação em Montes Claros

0

Parte dos servidores do Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros, realizou uma manifestação nesta quarta-feira (20/01), contra atrasos no pagamento de salários. Segundo eles, em consequência de uma crise econômica, os funcionários de setores conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) há seis meses não recebem de maneira regular. Neste mês, os manifestantes declararam que o pagamento, de responsabilidade do governo do estado, teria atrasado quase 15 dias.

Em um comunicado enviado aos funcionários na sexta-feira (15), o hospital declarou que recebeu do Ipsemg o valor de R$ 144.177,63 e que, em caráter emergencial, destinaria R$ 31.061,80 para o pagamento do vale transporte. Sendo assim, 336 funcionários teriam o salário parcelado, e receberiam apenas ¼ do valor.

A fisioterapeuta Meire Fonseca, de 57 anos, trabalha no Aroldo Tourinho há 25 anos. De acordo com a profissional, nunca uma crise desta proporção havia afetado os trabalhadores. “Sabemos que a crise existe e influi em todos os setores. Vemos isso nos jornais. O problema é que vira uma falta de respeito com o profissional da saúde. Um político joga a culpa para outro e ninguém resolve nosso problema. Nunca, em todo esse tempo de Aroldo, havia passado por essa situação”, conta.

Meire afirma que as medidas adotadas pelos funcionários não irão afetar o tratamento dos pacientes. “Trabalhamos por amor. Não vamos abandonar, em nenhuma hipótese, nossos pacientes. Nunca fiz isso, e não seria agora. A questão é que não podemos ser abandonados também. Pessoas precisam do salário para dar sobrevivência às famílias delas”, afirma.

O sindicato dos servidores não participou da ação. Os funcionários usaram de faixas e apitos para chamar atenção da população e não desistiram, apesar da chuva que caía no momento da manifestação. Os ânimos se acalmaram quando a direção do Aroldo Tourinho informou ter recebido o repasse do Governo, o que causou certo estranhamento. “Não entendemos como um problema que parecia ser grande pode ser resolvido dentro de poucas horas, com tamanha facilidade, depois de uma manifestação como esta”, diz a fisioterapeuta Meire.

Em nota, a assessoria do Aroldo Tourinho informou que, ainda nesta quarta-feira, o Governo do Estado, responsável pela folha de pagamento, repassou os valores referentes à produção SUS de Alta Complexidade do mês de novembro, e de Média Complexidade de dezembro de 2015. De acordo com o hospital, as providências que dependem da empresa para quitação integral da folha já foram tomadas e que, devido às regras bancárias, os créditos estarão disponíveis até sexta-feira (22).

Servidores do Hospital Aroldo Tourinho fazem manifestação (Foto: Meire Fonseca / G1)

(Fonte: Inter TV Grande Minas / G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui