Córrego invade casas em distrito de Governador Valadares

0

A chuva provocou estragos em Baguari, distrito de Governador Valadares (MG), nessa quarta-feira (20/01). Vários muros desabaram e algumas residências ficaram alagadas. Uma casa desabou, mas ninguém ficou ferido porque o local estava vazio no momento do acidente. Os serviços de água e luz estão suspensos na comunidade.

Segundo os moradores, o corrégo que passa no local sempre transborda nesta época do ano, mas não são feitas obras para prevenir as inundações. “Aqui tem dois bueiros e eles estão mais ou menos tampados de lixo e de terra, não suportam a vazão da água. Nessa cheia do Rio Doce a água voltou e entrou nas casas. É barro, água, lixo, agora com essa poluição do rio a gente acaba sendo afetado também”, reclama o serralheiro Carlos Alberto Araújo.

A dona de casa Gláucia Marina conta que não dormiu durante a noite, pois estava vigiando o nível da água. “Desde às 2h da manhã estamos assim, e não é a primeira vez. Desde que eu era criança acontecia isso aqui, nunca ninguém fez nada por nós. Tenho que agradecer por estar viva e ter perdido pouca coisa, mas tem gente que perdeu tudo”.

A casa de Suely Gomes ficou com lama espalhada por todos os cômodos. A dona de casa teve que levantar alguns móveis para não perder tudo que tem, mas mesmo assim tem objetos que vão para o lixo. Ela desabafa que precisa limpar o barro da casa, mas não há água suficiente para isso.

“Todo ano eu passo por isso aqui. Dá mês de dezembro e eu não tenho sossego. Se eu não quiser ter prejuízo maior, eu tenho que subir minhas coisas e ficar preparada. O córrego transborda porque não tem vazão pra escoar a água”, reclama Suely.

A Prefeitura de Governador Valadares informou que a equipe da Defesa Civil seguiu para Baguari para avaliar a situação e dar apoio à população. Sobre o desabastecimento de água, o SAAE esclareceu que a força da água carregou a adutora que abastecia o local, e que só poderá ser recomposta depois que a água baixar.

Sobre a falta de energia, a Cemig informou que foi comunicada da situação e já enviou uma equipe ao local para resolver a situação.

Casa desabou durante a chuva em Baguari (Foto: Umberto Lemos / Inter TV dos Vales)

(Fonte: Inter TV dos Vales / G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui