Companhia ‘As Graças’ faz turnê em ônibus-teatro pelo Vale do Jequitinhonha

0

No dia 5 de janeiro, às 17 horas, um ônibus nada convencional vai estacionar no Largo do Rosário, do distrito de Milho Verde, para a primeira apresentação da turnê da premiada companhia paulistana de teatro “As Graças”. O espetáculo “Canto a Canto” marca o início da viagem pelo Vale do Jequitinhonha, que segue até 22/01, totalizando nove cidades e dezesseis apresentações. Além dele, fazem parte da turnê os espetáculos ‘Poemas para Brincar’ e ‘Nas Rodas do Coração’.

Num ônibus adaptado que se transforma em palco, com toda infraestrutura necessária para apresentações de espetáculos, a companhia viaja pelo Brasil desde o ano 2000 (ano em que adquiriu o ônibus para o projeto Circular-Teatro) levando ao público espetáculos adultos e infantis cheios de poesia, música e bonecos, para adultos e crianças, com influências das linguagens de Teatro de Rua, Teatro de Revista e do Circo Teatro.

No Vale do Jequitinhonha serão apresentados três espetáculos que integram o repertório estável do grupo; ‘Canto a Canto’, ‘Poemas para Brincar’ e ‘Nas Rodas do Coração’. Confira a programação abaixo:

Espetáculos da Companhia ‘As Graças’ serão apresentados no Jequitinhonha – Foto: Divulgação

Cronograma de apresentações

Dias:

05/01/16 – Milho Verde (MG) – “Espetáculo Canto a Canto” – 17h, no Largo do Rosário

07/01/16 – São Gonçalo do Rio das Pedras (MG) – “Poemas para Brincar” – 10h – Associação Cultural Comunitária Sempre Viva

07/01/16 – São Gonçalo do Rio das Pedras (MG) – “Nas Rodas do Coração” – 20h – Comunidade Quilombola Vila Nova

08/01/16 – Serro (MG) – “Nas Rodas do Coração” – 20h – Praça João Pinheiro

10/01/16 – Araçuaí (MG) – “Poemas para Brincar” – 18h – Praça do Fórum

10/01/16 – Araçuaí (MG) – “Nas Rodas do Coração” – 21h – Praça do Fórum

11/01/16 – Araçuaí (MG) – “Canto a Canto” – 16h – Ação Social Santo Antônio

13/01/16 – Padre Paraíso (MG) – “Poemas para Brincar” – 18h – Praça Águas Marinhas

13/01/16 – Padre Paraíso – “Nas Rodas do Coração” – 21h – Praça Águas Marinhas

15/01/16 – Almenara (MG) – “Poemas para Brincar” – 18h – Av. Olindo de Miranda – Em frente ao Bocão Lanches

15/01/16 – Almenara (MG) – “Nas Rodas do Coração” – 21h – Av. Olindo de Miranda – Em frente ao Bocão Lanches.

17/01/16 – Felisburgo (MG) – “Poemas para Brincar” – 18h – Praça de Eventos

17/01/16 – Felisburgo (MG) – “Nas Rodas do Coração” – 21h – Praça de Eventos

20/01/16 – Barrolândia (BA) – “Poemas para Brincar” – 18h – Praça da Bandeira

22/01/16 – Belmonte (BA) – “Poemas para Brincar” – 18h – Praça Ormindo Oliveira Barreio Ledão

22/01/16 – Belmonte (BA) – “Nas Rodas do Coração – 21h – Praça Ormindo Oliveira Barreio Ledão

Espetáculo Canto a Canto

‘Canto a Canto’ é formado de pequenas intervenções teatrais em que artista e espectador estabelecem um momento único de proximidade. O espectador é convidado por uma das atrizes a escolher alguma lembrança de uma das gavetas de uma pequena caixa. Cada escolha, como num segredo compartilhado, serve de mote para a sequência de músicas, poesias ou pequenos textos que compõem os roteiros das intervenções.

Os textos e as poesias escolhidas são todas de autores nacionais como Adélia Prado, Manuel de Barros, Drummond, Manuel Bandeira, Clarisse Lispector, Paulo Leminski, J. P. Paes, entre outros. A música, tocada ao vivo pelas atrizes, acompanha e complementa os textos. Um espetáculo delicado e pessoal feito especialmente para o espectador, que ao final da apresentação leva para casa um origami oferecido pelas atrizes.

Espetáculo Nas Rodas do Coração

Uma comédia musical que conta a história de uma companhia de teatro mambembe que apresenta seu repertório pelas ruas da cidade de São Paulo. Enquanto as pequenas histórias, inspiradas nos sambas de Adoniran Barbosa, são encenadas, as atrizes descobrem as falcatruas da dona da companhia e tentam, nos bastidores, desmascarar os golpes da vilã. O espetáculo é um musical inspirado no universo de Adoniran Barbosa e na estrutura do melodrama, concebido originalmente para ser encenado em cima do ônibus- teatro-itinerante. Estreou em fevereiro de 2004 no centro de São Paulo, no projeto Circular Teatro.

Espetáculo Poemas para Brincar

Em ‘Poemas para brincar’ bonecos ganham vida através das palavras, sons, músicas e poesia, numa contínua brincadeira.?A poesia de José Paulo Paes, música e a linguagem mágica dos bonecos integram o espetáculo, no qual a criança é convidada a brincar; de bola, de pião e de poesia.

Ana e Juca são duas crianças que inventam uma maneira diferente de brincar: através do jogo de palavras descobrem o universo da poesia. Cada poema se torna uma grande jornada por um mundo de imaginação, sonho e alegria.

Na medida em que aborda o universo infantil, o teatro de bonecos é como um brinquedo mágico, onde as figuras inanimadas, cúmplices das brincadeiras da criança, uma vez no palco, assumem vontades e desejos próprios. A imaginação torna-se realidade. Crianças e bonecos brincam juntos e são transportados para outra dimensão. Um estímulo à capacidade natural da criança de encontrar, através da arte e do jogo cênico, respostas para sua grande curiosidade em relação ao mundo real.

O espetáculo cumpriu temporada no teatro Cacilda Becker em 96, nos teatros Alfredo Mesquita e Alceu de Amoroso Lima em 97 e no teatro Crowne Plaza em 98.

Realizou ainda apresentações em várias unidades do SESC, Casas de Cultura e escolas de São Paulo e participou do Projeto Móvel de Cultura e Meio Ambiente da Comunidade Solidária do Governo Federal, em 1999.

Recebeu no ano de 1996, os prêmios:? MAMBEMBE, APCA e PRÊMIO COCA-COLA nas categorias de melhor música e melhor teatro de animação.

Recentemente, o espetáculo esteve em cartaz na ‘Mostra de Repertório As Graças – Ocupação do Parque da Luz’.

Companhia de Teatro – As Graças

Investindo em uma dramaturgia própria concebida, desenvolvida e encenada apenas por mulheres, a Cia. Teatral As Graças nasceu na Escola de Arte Dramática da USP, onde se encontraram Eliana Bolanho, Vera Abbud, Daniela Schitini e Juliana Gontijo.

Focado na palavra e no trabalho do ator, a companhia dedicou-se a um trabalho que parte da literatura, em busca de todos os alcances que a palavra propicia; como também em espetáculos que resultam da linguagem popular. “Utilizamos gêneros como a revista musical, a comédia de costumes e o melodrama com o intuito de realizar um teatro popular no qual o ator, seu corpo e sua palavra são o centro de todos os trabalhos”, explicam.

Em atividade desde 1995, a Cia de teatro As Graças (formada pelas atrizes Daniela Schitini, Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud) tem em seu repertório catorze espetáculos autorais que já circularam por diversas cidades do Brasil (incluindo a capital paulista onde foram, várias vezes, contempladas com a Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo).

Entre as peças da companhia algumas têm inspiração no universo literário e são destinadas ao público adulto, outras abordam a linguagem de bonecos e são voltadas ao público infantil. A companhia também aborda outras linguagens como, por exemplo, o teatro de rua. Desde 2002 o grupo realiza o projeto Circular-Teatro, utilizando um ônibus que se transforma em palco para levar teatro ao público que encontram nas ruas e praças da cidade de São Paulo e diversas outras cidades do Brasil por onde passa.

Desde sua fundação a Cia As Graças convida, a cada espetáculo um diretor de teatro para participar do projeto. Nomes como Ednaldo Freire, Vânia Terra, Kleber Montanheiro, Regina Galdino, Marco Antonio Rodrigues, Vivien Buckup, Cris Lozano, Cibele Forjaz, Cristiane Paoli Quito, Leris Colombaioni, já dirigiram peças do repertório da companhia.

Desde 2013, As Graças iniciam uma nova jornada com o projeto Circular Teatro- Do Parque da Luz para o Brasil com a participação de André Carreira – estudioso e diretor de teatro que tem como proposta de seu trabalho o teatro de invasão – cidade como dramaturgia. Formado em artes plásticas pela UNB, e doutor pela Universidad de Buenos Aires. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado/Doutorado) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Em 2007, Carreira lançou o livro Teatro de Rua: uma paixão no asfalto. (Adriana Monteiro / Cris Santos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui