Home / Vale do Jequitinhonha / Povoado de Taquaral se transforma em distrito e população clama por segurança

Povoado de Taquaral se transforma em distrito e população clama por segurança

Neste sábado (26/12) moradores do então povoado do Taquaral, a 18 km da cidade de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, entram em clima de festa. É que, através de lei aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito, o local passa a ser distrito a partir do dia 29 de dezembro. Com a lei, Taquaral passa a se chamar Taquaral de Minas.

O que a população ganhará com esta mudança? As vantagens são inúmeras. Tornando-se distrito, o povoado ficará apto a receber verbas específicas dos governos Estadual e Federal.

Enquanto distrito, Taquaral poderá dispor de cartório de registro civil e sediar uma subprefeitura ou administração regional. Poderá ainda receber agências bancárias, Correios, postos para pagamentos de água, luz, telefone, enfim, passará a funcionar como uma pequena cidade.

Mas nem tudo é festa para as 700 famílias que vivem no lugarejo. Os moradores pedem mais atenção das autoridades por conta da falta de segurança que tem retirado o sossego e o sono da maioria dos que ali vivem.

As denúncias são inúmeras e um dos motivos seria a migração de marginais de outras regiões, aumentando a criminalidade no local.

A reclamação também é geral com relação ao barulho dos sons automotivos, presença de baderneiros que praticam direção perigosa em motos e carros, colocando a vida das pessoas em risco, e a falta de policiamento para inibir as ações, principalmente nos finais de semana.

Uma das moradoras do lugar, a garimpeira Maria dos Anjos Silva Franca, de 62 anos, diz que “fica difícil até pra dormir. Além disso, a falta de segurança é constante. Isso aqui virou um inferno. É som no mais alto volume. Esperamos que alguma coisa seja feita”, diz a idosa.

“Não respeitam ninguém”, concordam os garimpeiros Adail José Gomes Nunes, de 36 anos, e Edivaldo Gomes dos Santos, de 53 anos.

Para eles, é necessário a instalação de um posto policial. “Os casos de furto e arrombamento aumentaram. Muitos aqui já nem dormem direito com medo dos ladrões. Sabemos que o município é grande e que existem poucos policiais, mas, alguma providência precisa ser tomada”, afirmam os garimpeiros.

Os moradores também pedem instalação de um posto de atendimento bancário, agência dos Correios e mais infraestrutura, como calçamento de ruas e melhorias na captação e distribuição de água.

Situado às margens do rio Jequitinhonha e cortado pela BR-367, o povoado de Taquaral se desenvolveu em torno do garimpo. São inúmeras lavras que se espalham pelo seu entorno e que garantem a sobrevivência das famílias.

Os chamados “bamburros”, que são descobertas de pedras preciosas, atraem a atenção de compradores e também de criminosos.

Nos últimos três meses foram registrados 2 assaltos violentos e o assassinato de um adolescente de 17 anos, envolvido em pequenos furtos.

“Estamos assustados. O lugar era pacato. Queremos voltar a dormir tranquilos”, dizem os moradores.

Galeria de fotos de Taquaral

(Fonte: Gazeta de Araçuaí / Fotos: As Minas Gerais)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>