Conceição do Mato Dentro recebe o Violas do Intendente com programação cultural especial para o dia de Natal

0

O projeto Violas do Intendente traz de presente para a população de Conceição de Mato Dentro e região, grandes violeiros, que se reunirão para o show especial de natal VivaViola com apresentações de Bilora, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas e Wilson Dias, além de violeiros locais.Para abrilhantar esse dia tão especial,o projeto será realizado conjuntamente com a última edição do ano do, já tradicional evento da prefeitura, Sexta Cultural.

Em sua primeira edição, o Projeto Violas do Intendente apresenta violeiros mineiros que reúnem qualidade musical, sensibilidade artística e o compromisso com a criatividade nas raízes da cultura popular. O projeto busca resgatar as manifestações culturais típicas da região de Conceição do Mato Dentro, além de fomentar a cultura local, a democratização de acesso a eventos culturais, e a promoção ao lazer e entretenimento à população da cidade. É patrocinado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Codemig e recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Sexta Cultural, visa dar espaço e visibilidade para o artista e produtor local. Nesta edição de encerramento de 2015, junta-se ao projeto Violas do Intendente que busca valorizar as tradições da cultura caipira e da cultura local, e propõe um festival para celebrar as ricas modas de viola, além das manifestações culturais típicas da região, como o congado e a marujada. A programação é gratuita e o público vai curtir muita moda de viola, além de apresentações da cultura popular da cidade, a Marujada, seguido dos shows do Violas do Intendente no Largo do Rosário às 19h30 do dia 25 de dezembro, sexta-feira.

Abertura oficial do Violas do Intendente

A Marujada de Conceição do Mato Dentro faz a abertura o projeto. Essa tradicional manifestação da cultura popular tem sua origem em terras portuguesas. Ligada ao drama vivido nas viagens marítimas pelos descobridores de novas terras, entre elas o Brasil, a marujada se espalhou em todos os cantos do país. Não sendo diferente em Conceição do Mato Dentro, os marujeiros, tocadores de pífaros, ou pipiruí, como eram popularmente chamados, consistem em parte integrante indispensável da festa do reinado, dada à tradição, também de séculos, da presença desses nestas ocasiões.

Show VivaViola

O VivaViola será representado por quatro importantes e talentosos violeiros, cantadores e compositores de Minas: Bilora, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas e Wilson Dias. Musicalmente o grupo é composto de diversos ritmos brasileiros como: Toadas, modas, guarãneas, batuques e calangos, tratados de maneira singular, preservando as origens, mas, incorporando novos elementos da música contemporânea.

A musicalidade do VivaViola é a soma dos talentos e da criatividade individual dos violeiros integrantes. Cada um vem de uma região diferente de Minas, cada um tem sua história e um sotaque que lhes é peculiar, mas que se unificam em um elo comum a todos: a cultura popular e o gosto pela viola. No coletivo trazem uma diversidade de toques de viola, ritmos e uma riqueza poética a partir das vivências de cada um e sua relação com seu lugar de origem.

Os Violeiros:



Bilora

É músico, violeiro e compositor, tem quatro discos gravados, o mais recente Balanciô (2013). Ganhador de vários prêmios em festivais da canção pelo Brasil, entre eles o 3º lugar com a música “Tempo das Águas” no Festival da Música Brasileira de 2000, da Rede Globo. Bilora nasceu no Córrego do Norte, Santa Helena de Minas, Vale do Mucuri, divisa com o sul da Bahia. Ali viveu até os 28 anos em convívio com a cultura popular do lugar, como: batuques, folia de reis, cantigas de roda, festas juninas, etc. Atualmente reside em Contagem, MG.

Gustavo Guimarães

Nasceu em Diamantina, cresceu em meio à mata, córregos e fazendas da região. Foi influenciado por várias manifestações culturais, como: Folia de Reis e o Congado. Músico autodidata aprendeu com mestres diferentes técnicas e toques de viola. Em 2008, gravou seu primeiro CD, de nome “Vaqueiro”. Seu segundo álbum foi gravado em 2012, intitulado Viola de todos e contou com a participação especial do violeiro Wilson Dias.

Joaci Ornelas

Natural de Salinas, Norte de Minas, Joaci Ornelas é cantador, compositor e instrumentista. Estudou teoria musical, harmonia e história da música em Belo Horizonte. Autodidata em viola caipira, influenciado por mestres violeiros do norte de Minas, Renato Andrade e Zé Coco do Riachão. Gravou o CD Andejo, que reúne mais de 15 anos de trabalho e pesquisa de cultura popular nos vales do São Francisco e Jequitinhonha.

Wilson Dias

Tradicional e moderno, Wilson Dias, violeiro, cantor e compositor nascido em Olhos D’água no norte de Minas – Vale do Jequitinhonha, traz na bagagem a musicalidade e os ensinamentos da nossa cultura popular, um som enraizado no Brasil profundo, mas com asas para voar o mundo afora. Com 8 CDs gravados, seu último trabalho foi Lume de 2013.

SERVIÇO

Evento: Violas do Intendente
Local: Largo do Rosário em Conceição do Mato Dentro – MG
Data: 25 de dezembro de 2015, sexta-feira.
Horário: a partir de 19h30
Shows gratuitos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui