Caminhão carregado com água mineral é saqueado em Governador Valadares

0

Moradores saquearam um caminhão que distribuía água mineral em Governador Valadares, na noite dessa sexta-feira (18/12). A distribuição vem sendo feita na cidade pela Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, por determinação da justiça após o Rio Doce ter sido atingido por uma enxurrada de lama.

Segundo testemunhas, o saque ocorreu depois da chegada de um caminhão menor, com capacidade insuficiente para todos que aguardavam na fila. Uma primeira carreta que já havia descarregado a água tinha saído do local.

A moradora Kissila Alves conta que estava na fila acompanhada da filha havia uma hora quando o caminhão menor chegou. “Tinha gente que estava há mais de três horas na fila. O pessoal do caminhão teve medo de entregar a água porque sabia que era pouca”, disse.

Ainda de acordo com testemunhas, não havia policiamento no ponto de distribuição na hora do saque e a Polícia Militar foi acionada após o ocorrido. Ao chegar no local, algumas pessoas já tinham ido embora com os galões, mas a polícia ainda encontrou diversos moradores que acumulavam grande quantidade de água e fez a redistribuição do recurso. “Tivemos que redistribuir de acordo com a razoabilidade, não pode uma pessoa levar 70 litros e outra ficar sem nada”, afirmou o Sargento Hércules Viler.

Segundo ele, a organização da distribuição não é feita pela PM, mas a polícia comparece sempre que solicitada. Além disso, viaturas passam pelos locais de distribuição periodicamente para coibir crimes.

Um adolescente de 13 anos foi detido por desacato. Segundo a tia do menino, Geiza Alves, a ação foi arbitrária. Ela afirma que o menor estava apenas sentado ao lado da água que eles conseguiram pegar no meio da confusão.

Outra moradora reclama que as distribuições têm sido mal organizadas com frequência. “Em geral tem sido muito bagunçado. Não tem nenhum tipo de policiamento, eles não distribuem senhas, pessoas ficam marcando lugar na fila. Hoje é a terceira vez que eu saio sem nada. Eu tenho uma mãe de 79 anos em casa, mora só eu e ela. Eu trabalho dois horários como professora e quando eu saio geralmente eu não consigo pegar água”, desabafa.

O comandante da Defesa Civil de Governador Valadares, coronel Wesley Barbosa, informou ao G1 que desde a última segunda-feira (7), o planejamento e a distribuição da água foi repassado para a Samarco. “Percebemos que o momento crítico e a forma de distribuição emergencial foram superados. Cabe a mineradora apresentar um novo plano logístico para atender melhor à população”, esclarece.

Polícia foi acionada após a confusão (Foto: Zana Ferreira / G1)

(Fonte: G1 dos Vales / Inter TV)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui