Projeto que prevê ações de desassoreamento em 13 municípios é aprovado

0

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprovou, durante reunião na sede do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), em Belo Horizonte, o Projeto de Prevenção e Controle de Cheias do Estado de Minas Gerais, parceria entre Ruralminas e Sisema/Fhidro, que irá beneficiar 13 municípios e mais de 450 mil pessoas.

A definição dos municípios a serem beneficiados se deu em função da demanda originada pelas prefeituras, Governo de Minas Gerais e Defesa Civil dos municípios. Serão beneficiadas as populações urbanas e rurais de Bom Despacho, Cordisburgo, Francisco Badaró, Guaxupé, Itaverava, Itambacuri, Monte Azul, Ninheira, Piranga, Pouso Alegre, Raul Soares, Rosário da Limeira e Viçosa. O projeto prevê o desassoreamento de 21,16 Km de leitos de rios e 258.246,35m² em lagoas.

Um dos principais problemas que afetam os rios, principalmente os que passam por grandes cidades, é o assoreamento. Neste processo ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas.

De acordo com o presidente da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de Oliveira, a medida emergencial necessária para a correção desse problema é a manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento. “Esse processo consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados, aumentando a vazão fluvial”, explica.

A Ruralminas irá realizar os trabalhos de contratação da empresa executora e, com equipe própria, irá realizar os serviços de fiscalização das obras. O presidente da Fundação explica o objetivo do projeto: “As ações serão realizadas com o intuito de minimizar as cheias, adequar às seções fluviais dos cursos d’água, permitir um melhor escoamento das águas de enchentes e, consequentemente, diminuindo o período de tempo de inundação no espaço urbano”, esclarece.

O presidente da Ruralminas conclui que combater as causas dos assoreamentos dos cursos d’água também é de fundamental importância. “O assoreamento é uma consequência direta da erosão e deve ser atacado através da readequação das estradas vicinais, construção de bacias de captação de enxurradas, terraceamentos, proteção de matas ciliares, de topo e nascentes, obras abrangidas por outros projetos da Ruralminas e Emater-MG. Também é importante destacar que seja realizado o correto destino do lixo urbano.

O projeto ainda sofrerá ajustes pelo Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro).

Um dos principais problemas que afetam os rios, principalmente os que passam por grandes cidades, é o assoreamento – Foto: Divulgação / Agência Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui