Confira 9 programas imperdíveis para fazer durante as férias em Minas Gerais

0

As férias se aproximam e os mineiros logo pensam em aproveitá-las nas cidades do litoral brasileiro. Minas Gerais não tem mar, mas tem ótimas opções para curtir os dias de descanso em grande estilo, além de belos atrativos para os turistas. Confira 10 dicas para você aproveitar em terras mineiras:

Dica 1 – Pão de queijo, feijão-tropeiro, frango com quiabo, tutu… Minas Gerais é reconhecida internacionalmente pelas delícias de sua gastronomia. Se vier pra cá não deixe de experimentar o queijo da Serra da Canastra, o pastel de angu de Itabirito, a goiabada de Ponte Nova, o doce de leite de Viçosa, o pé de moleque de Piranguinho, o rocambole de Lagoa Dourada e um bom almoço feito no fogão a lenha. E ainda durante todo o ano, os festivais que celebram os ingredientes típicos do Estado fazem a alegria dos visitantes.

Fogão a lenha – Foto: Fole / Fábrica de fogões a lenha ecológicos

Dica 2 – E não dá para experimentar as delícias mineiras sem pedir uma boa cachaça de acompanhamento. O Estado produz 200 milhões de litros ao ano, metade da produção nacional de cachaça de alambique. Havana, a cachaça eleita a melhor do mundo, é feita em Salinas, onde existem roteiros turísticos para os amantes da bebida. Em Brumadinho, tem a Rota da Cachaça, com visita a alambiques artesanais. E em Betim, fica o Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, um complexo temático da bebida.

Cachaça Havana, produzida em Salinas, foi eleita a melhor do mundo – Foto: Divulgação

Dica 3 – As cidades históricas de Minas carregam a tradição do Estado. Visitar esses 32 municípios é se aventurar pelas riquezas culturais e manifestações artísticas. Entre os principais, estão três Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco: Ouro Preto, Diamantina e o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

Diamantina, no Vale do Jequitinhonha – Foto: Marcos Correa / Divulgação

Dica 4 – Conhecer uma mina de ouro pode ser uma oportunidade diferente e desafiadora para os turistas. A Mina da Passagem, em Mariana, é a maior aberta à visitação do mundo, com 315 m de extensão e 120 m de profundidade.

Mina da Passagem, em Mariana – Foto: Site da Porta pra Fora

Dica 5 – Um passeio de maria-fumaça ou de trem é item essencial para quem visita o Estado. Minas Gerais conta com seis opções pra quem deseja admirar belas paisagens durante a viagem: Ouro Preto a Mariana, São João Del-Rei a Tiradentes, São Lourenço a Soledade de Minas, Passa Quatro a Coronel Fulgêncio, Rio Acima e Belo Horizonte a Vitória, único trem de passageiros diário do Brasil.

Maria Fumaça que circula entre São João Del-Rei e Tiradentes – Foto: Marcos Correa / Divulgação

Dica 6 – Com uma exuberante natureza com rica fauna e flora, Minas Gerais é uma boa opção para quem gosta de praticar ecoturismo de turismo de aventura, pois tem parques com muitas trilhas e adrenalina. São eles: Parque Nacional da Serra do Cipó, Parque Nacional da Serra da Canastra, Parque Estadual do Ibitipoca, Parque Estadual do Rio Preto, Parque do Itacolomi, Parque do Rio Doce e Parque da Serra do Rola-Moça.

Parque Estadual do Rio Preto, no Vale do Jequitinhonha – Foto: Divulgação

Dica 7 – Se Minas não ter mar, tem belíssimas e cristalinas cachoeiras. As mais famosas são a Cachoeira do Tabuleiro, que fica em Conceição do Mato Dentro e é a maior do Estado e a terceira maior do Brasil, a Cachoeira Casca D’Anta, na Serra da Canastra, a Cachoeira Alta, em Ipoema, a Cachoeira Grande, na Serra do Cipó e a Cachoeira da Fumaça, em Carrancas.

Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro – Foto: Divulgação

Dica 8 – O Circuito das Águas é conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais com propriedades medicinais e terapêuticas. São 10 municípios, com destaque para São Lourenço e Caxambu, que possuem lindos parques e balneários. Poços de Caldas e Araxá, não fazem parte do circuito, mas também são procuradas por seus complexos hidrominerais

Circuito das Águas em Minas Gerais – Foto: Site Mineiro na Estrada

Dica 9 – Belo Horizonte é a capital de Minas e também conhecida como a capital dos botecos; Bairros como Lourdes, Savassi, Sion e Santa Tereza reúnem os bares mais conhecidos da cidade. Com mesas nas calçadas, cerveja gelada e tira-gosto de primeira os botecos conquistam até os paladares mais exigentes.

Belo Horizonte é conhecida como a capital dos botecos – Foto: Flickr / PBH

(Fonte: Record Minas / R7)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui