Home / Leste de Minas / Filhote de jacaré é encontrado na calçada de rua em Governador Valadares

Filhote de jacaré é encontrado na calçada de rua em Governador Valadares

A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou um filhote de jacaré na manhã desta quarta-feira (9/12) na Ilha dos Araújos, em Governador Valadares (MG). A dona de casa, Maria Teresa Esperança, foi quem encontrou o animal na calçada da rua onde mora. O filhote possui cerca de 50 centímetros.

Ela conta que a irmã pensou inicialmente que fosse uma lagartixa grande, mas chamou o sobrinho, que é engenheiro ambiental, e ele percebeu se tratar de um filhote de jacaré. O jovem jogou um pano em cima do animal e depois o pegou, colocando-o dentro de um balde com água, e em seguida acionou a polícia. Segundo o militar que atendeu a ocorrência, sargento Clodoaldo Guilherme, o animal estava manso e não reagiu ao ser tocado, mas apresentava reflexos normais.

O filhote foi solto na barragem da Usina Hidrelétrica de Tronqueiras, zona rural de Coroaci, mesmo local onde foi solto outro filhote de jacaré, resgatado na segunda-feira (7). Na ocasião, o resgate e soltura do animal foram realizados pelo Corpo de Bombeiros, que foi acionado por um morador do bairro Caravelas. O eletricista, Roberto Custódio dos Reis, encontrou o animal quando trabalhava próximo a barragem da Usina de Baguari.

“Eu vi o animal próximo do rio e percebi que não tinha nenhum outro jacaré por perto. Trouxe o animal para casa por medo dele morrer. Eu tinha uma luva grossa de couro, que uso no serviço, e, como já morei na roça, sabia como pegar com cuidado. O filhote estava muito fraco, fiquei com dó”, contou o eletricista.

O subtenente Aílton Silva, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, orienta que em casos como estes a recomendação é não encostar no animal, e acionar as autoridades, para garantir a segurança da pessoa e do animal. Ele acredita que o caso desta quarta-feira possa ter relação com a contaminação do Rio Doce, e o animal poderia estar buscando outro habitat.

Filhote de 50 centímetros foi encontrado na Ilha dos Araújos (Foto: Clodoaldo Guilherme)

(Fonte: G1 dos Vales / Inter TV)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>