Ruralminas inicia mais uma etapa da revitalização das sub-bacias do Rio São Francisco

0

A Fundação Rural Mineira (Ruralminas) publicou o edital de licitação para dar continuidade às obras de revitalização das sub-bacias hidrográficas do Rio São Francisco. Nesta nova etapa do projeto, vão ser construídas bacias de captação de água de enxurradas, terraços e cercamentos para as nascentes e a vegetação local. Estradas vicinais vão ser readequadas com enfoque ambiental.

As áreas onde serão empreendidas as obras abrangem 21 municípios mineiros de quatro territórios: Oeste (Divinópolis, Pedra do Indaiá, São Gonçalo do Pará, Martinho Campos, Arcos, Japaraíba, Medeiros e Santo Antônio do Monte);  Noroeste (João Pinheiro, Paracatu e Lagoa Formosa); Norte (Campo Azul, Pirapora, Ponto Chique, Santa Fé de Minas, São João da Lagoa, Bocaiúva, Brasília de Minas e Luislândia); e Metropolitana (Juatuba e Funilândia).

O engenheiro agrônomo da Ruralminas, Wender Guedes Borges, esclarece que um dos principais objetivos do projeto é elevar volume de água dos lençóis freáticos nas áreas rurais destes municípios. “Quando se faz a bacia, a água da chuva é retida e aumenta o lençol freático, que alimenta as propriedades rurais. Os poços artesianos só retiram água do lençol freático”, explica.

O especialista ainda enfatiza que as intervenções vão evitar a degradação dos terrenos, como as erosões, e a lixiviação – processo em que a água, em especial as enxurradas, causa a perda dos minerais presentes no solo, tornando-o improdutivo. “Vamos evitar que o produtor perca a camada fértil do solo com as chuvas, o que pode provocar também o assoreamento dos rios”, antecipa o engenheiro.

Wender Borges também frisa o trabalho em prol da proteção das nascentes com os cercamentos. Os animais, sobretudo os bovinos e os equinos, comprometem os olhos d’água, pisoteando-os e poluindo-os, por exemplo. “As matas de topo funcionam como um guarda-chuva para a montanha, protegendo o solo. Por isso, também precisamos mantê-las”, salienta.

Por sua vez, nas estradas as obras de engenharia vão facilitar o escoamento das águas da chuva, o que vai contribuir para preservar as vias em bom estado por mais tempo. “Queremos manter trafegabilidade o ano todo para facilitar o escoamento da produção da agricultura familiar e o transporte escolar”, complementa o engenheiro.

Sobre o edital

Os envelopes com as propostas para a execução do projeto devem ser entregues até 5 de janeiro de 2016. O valor total do contrato poderá chegar ao montante de R$ 7.292.787,80, correspondente à soma dos oito lotes do projeto.  O prazo de execução dos trabalhos será de até de 300 dias consecutivos.

Para mais informações, as empresas interessadas devem acessar o edital (clique aqui) disponível no site da Ruralminas.

O Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco está em sua terceira etapa e abrange 178 municípios, totalizando 1.123 proteções de nascentes, 358 quilômetros de proteção de matas de topo e ciliares, 53.784 bacias de captação de água de enxurrada, 3.450 quilômetros de terraços e 467 quilômetros de adequação de estradas.

Entenda o projeto

– Construção de cercas para proteção de matas ciliares e de topo de morro: tem objetivo de proteger áreas de preservação permanente (APPs). A área cercada deve ficar 100% vedada de modo a não permitir a entrada de animais domésticos, em especial bovinos, caprinos e ovinos. Vão ser instalados 136 mil metros de cerca e protegidas 378 nascentes.

– Construção de bacias de captação de água de enxurradas: consiste na perenização do fluxo de água em sua sub-bacia por meio da sua conservação em um sistema semifechado. Assim, estoca-se a água em dispositivos permeáveis – bacias de captação e acumulação de água ou barraginhas – que disponibilizam a água tanto para o consumo animal quanto ao sistema de infiltração no solo local. Vão ser construídas 6.419.

– Adequação de estradas com enfoque ambiental: deverá ser realizada, quando necessário, a relocação ou remodelamento do leito de estradas em pontos onde as enxurradas provoquem erosão e arrastamento de sedimentos sobre áreas cultivadas, mananciais de água ou ambientes urbanizados. A construção de valeta de drenagem ao longo das estradas vai levar água aos lençóis freáticos e mananciais. Vão ser readequados 85 km de estrada.

– Construção de terraços: consiste na construção em nível de um conjunto, composto de um canal e de um camalhão, com a finalidade de reter e infiltrar as águas de chuvas provenientes das áreas a montantes, minimizando, assim, a erosão provocada pelo escoamento superficial. Vão ser construídos 499 mil metros de terraços.

Rio São Francisco

O Rio São Francisco conhecido como “Rio de Integração Nacional”, teve em sua bacia ao longo de toda história um modelo de exploração onde o respeito com o uso, preservação e conservação dos 40 recursos naturais foi pouco valorizado, levando a uma degradação bastante preocupante em toda sua área. A consequência foi o assoreamento dos corpos d’água e do leito principal, com a evidente redução da quantidade e da qualidade da água.

O projeto em questão prevê ações no sentido de mudar o rumo dessa situação onde a ação antrópica venha restabelecer um equilíbrio do uso das áreas da bacia na produção, adotando medidas ambientais que propiciem desenvolvimento sustentável. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui