Festival da Canção de Turmalina e Folia de Cordisburgo terão homenagem na ALMG

0

Duas expressões culturais de Minas Gerais – o Festival da Canção de Turmalina (Vale do Jequitinhonha), em sua 30º edição, e a Folia Velha do Logradouro, de Cordisburgo (Região Central do Estado) – serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Comissão de Cultura realiza reunião nesta quarta-feira (2/12/15), às 16 horas, no Plenarinho III.

Na audiência pública, serão entregues pelo deputado votos de congratulações aos vencedores do 30º Festur e aos integrantes da Folia de Cordisburgo, que está completando 95 anos de atividade. O prefeito de Turmalina, Zilmar Pinheiro Lopes, também será homenageado, “pela organização do Festival da Canção, evento de importância para a valorização da música”.

Os vencedores da última edição do Festival da Canção de Turmalina Laércio Beethoven, Ronaldo Tobias, Túlio Fernandes (foto), Hendrick Souza e a Banda Capitállia serão homenageados – Foto: Miguel Devini / Facebook

Tradição cultural

Segundo o gabinete do deputado João Alberto (PMDB), Minas é um Estado rico em tradições culturais e essas manifestações reforçam a importância da cultura e da valorização social dos seus participantes. “Valorizar a música é valorizar a cultura do nosso Estado. Reunindo artistas de Turmalina e do Brasil, o Festur é um evento importante para manter a tradição, incentivar a participação popular e reforçar a identidade cultural local”, reforça.

Em relação à Folia Velha, o parlamentar ressalta que é importante manter a tradição, passada de geração em geração. “A Folia de Reis é uma festa popular de caráter religioso e cultural que compõe o folclore brasileiro e promove a cultura de Cordisburgo”, avalia. O voto de congratulações será entregue a Joaquim Barbosa Martins, integrante da Folia Velha.

Além do prefeito de Turmalina, comparecerão ao evento os vencedores da última edição do Festival da Canção de Turmalina Laércio Beethoven, Ronaldo Tobias, Túlio Fernandes, Hendrick Souza e a Banda Capitállia.

(Fonte: ALMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui