Atleta de Montes Claros é campeã nacional de Judô

0

Vitória Dayane Soares, de 14 anos, ganhou o 1° lugar na categoria sub 15 ligeiro, do 15° Campeonato Brasileiro de Ligas de Judô. A atleta faixa verde frequenta há dois anos a oficina de Judô do programa Fica Vivo! no Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) Cidade Cristo Rei, em Montes Claros.

Vitória já venceu o Campeonato Mineiro de Judô em setembro deste ano e ganhou o nacional pela primeira vez que disputou a competição. “Era meu sonho dizer que sou campeã brasileira de judô”, ressalta. Em 2016, Vitória vai disputar o campeonato Sul-Americano.

A mãe da atleta é sua maior fonte de inspiração: todos os prêmios que ganha, faz questão de levar para que ela possa ver. A mãe está internada há mais de um ano, em um hospital do município. Na véspera de viajar para Sobradinho, cidade satélite do Distrito Federal, onde foi realizado o Campeonato Brasileiro de Judô, Vitória esteve no hospital, como sempre faz antes das competições, e prometeu para a mãe a medalha de ouro.

A oficina de judô é realizada todas as terças e quintas-feiras no CPC Cidade Cristo Rei, e faz parte de outras 11 atividades ofertadas pelo Fica Vivo! local. Além de treinar na oficina, Vitória também faz parte da Equipe de Judô de Montes Claros, onde treina em outros dias da semana.

Vitória Dayane Soares é aluna do Fica Vivo! – Foto: Divulgação / Agência Minas

Judô no Fica Vivo!

Quatro jovens do Fica Vivo! de Montes Claros participaram da competição nacional, que contou com mais de 720 atletas, e tiveram bons resultados. Rodney Figueiredo ficou em 2° lugar no campeonato brasileiro, disputando na mesma categoria de Vitória e Giane Alves de Jesus ganhou em 3° lugar na categoria sub 18 pesado. A Secretaria Municipal de Esportes foi quem patrocinou a ida dos atletas para o campeonato.

O oficineiro e judoca Fernando Alex Gonçalves Durões é o treinador dos jovens campeões e tem mais de mais de 10 anos de experiência no esporte. No Fica Vivo!, está desde 2010, e conta com orgulho que foi dele a vontade de procurar o programa para dar as aulas.

“Minha intenção sempre foi de ajudar os jovens de áreas mais carentes, para que eles possam ser um exemplo para a comunidade. Muito deles dificilmente teriam acesso ao esporte, se não fosse pelo Fica Vivo!. Hoje eles podem, sem custo nenhum, trabalhar essa habilidade, conhecer outras pessoas, lugares e culturas”.

Fica Vivo!

O programa Fica Vivo!, do Governo de Minas Gerais, tem por objetivo controlar e prevenir a ocorrência de homicídios dolosos em áreas com altos índices de criminalidade violenta em Minas Gerais, melhorando a qualidade de vida da população. É executado por meio dos Centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs), sedes de referência para as comunidades atendidas.

O programa faz acompanhamento especializado e oferece cerca de 600 oficinas voltadas para o esporte, a arte e a cultura para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social. Nas áreas onde foi implantado, a redução média de homicídios de jovens é de até 50%.

Em Montes Claros, o programa é ofertado em dois CPCs, nos bairros Santos Reis e Cidade Cristo Rei. Juntas as duas unidade oferecem 33 oficinas para os jovens da comunidade, como culinária, capoeira, judô, futsal, futebol, teatro e circo, rap, grafite, cabelereiro, dança entre outras. Por ano, mais de 700 jovens frequentam as oficinas no município, que acontecem desde 2008. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui