ONG planta sementes para recuperar vegetação do Parque Estadual da Lapa Grande

0

Para recuperar a vegetação e restaurar o ecossistema no Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, no Norte de Minas, a ONG OVIVE vai plantar árvores nativas do cerrado na área devastada pelo incêndio que durou uma semana.

Em saquinhos de material biodegradável, foram colocadas sementes de pelo menos 10 espécies diferentes coletadas pela ONG. Muitas vieram de diferentes cidades da região, como Grão Mogol. O plantio começa nesta semana.

O ambientalista Sóter Magno, explica que em Montes Claros não houve casos de incêndios nessa proporção em áreas de preservação ambiental. Por causa da destruição da mata, muitos animais perdem o habitat natural ou morrem por não conseguir fugir a tempo.

“Vamos lançar essas sementes com aeronaves e também manualmente nas áreas em que o fogo queimou. Nunca houve um incêndio igual, então a perda da biodiversidade, dos exemplares vegetais da região foi muito grande. A nossa intenção é tentar fazer uma intervenção humana para minimizar os impactos”, explica Sóter.

Fogo devastou grande área do Parque Estadual da Lapa Grande (Foto: Corpaer / Divulgação)

A ideia da ONG é repetir uma ação feita em 2002. Naquela época, boa parte da Serra do Mel foi devastada pelo fogo. Hoje, mais de 10 anos depois, a vegetação toda foi recuperada. “Nós temos árvores aqui na serra que foram plantadas em 2002 ou 2003, e de lá para cá, já plantamos mais de 10 mil mudas de plantas nativas do cerrado na serra”, conta Sóter.

Em até 10 anos o cenário atual irá mudar, o campo limpo, cheio de cinzas, vai dar lugar de novo ao verde, restaurando o que foi destruído e devolvendo o lar a várias espécies animais. “Se 10% dessas sementes que nós lançarmos germinarem e sobreviverem, elas vão ficar com aproximadamente quatro metros de altura em cinco anos já fazendo a cobertura vegetal da região onde o fogo passou e fez a destruição”, explicou o ambientalista Sóter Magno.

Um dos voluntários da ONG é Victor Henrique Magno, ele está ajudando no preparo das “bombas de sementes”, e revela que é a consciência ambiental que fala mais alto nessa hora. “Acho importante participarmos dessa ação, em um momento que a serra está precisando da nossa ajuda. Todos deveriam participar para ajudar na preservação da nossa serra”, finalizou Victor.

Entenda o caso

No dia 06 de novembro focos de incêndio atingiram o parque, e desde então, cerca de 100 pessoas entre brigadistas, bombeiros e voluntários se revezavam para combater o fogo. As chamas só foram controladas sete dias depois, na quinta-feira (12).

Dois homens foram detidos na tarde do mesmo dia suspeitos de serem os responsáveis pelo incêndio que destruiu parte do parquee, em Montes Claros. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, os dois homens, de 25 e 45 anos, foram contratados por um fazendeiro, de 83 anos.

(Fonte: G1 Grande Minas / Inter TV)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui