Parceria entre produtores rurais e órgãos públicos busca recuperar nascentes no Norte de Minas

0

Um projeto desenvolvido em Japonvar, no Norte de Minas, busca aumentar a disponibilidade de água no município graças ao trabalho em conjunto. O projeto “Produzindo água no semiárido”, desenvolvido numa parceria entre produtores rurais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e prefeitura municipal, busca preservar e recuperar as nascentes prejudicadas com a estiagem que atinge a região.

Nos últimos três anos os produtores rurais do município sofrem com a seca do reservatório do Rio Mangair. Os 20 mananciais que abastecem a região secaram e cerca de 80% das lavouras foram perdidas durante o período. Em um cenário adverso, foi preciso unir forças para superar os desafios.

“O projeto tenta reduzir os atuais impactos da seca e preparar as nascentes para possíveis problemas climáticos do futuro. Até o momento já foram construídas e restauradas 70 barraginhas, que são pequenas bacias usadas para captar a água da chuva e permitir a infiltração no solo. Objetivo inicial é alcançar 500 e estender a ação para outros municípios da região. O importante, também, é orientar a população sobre a importância da preservação”, explica o coordenador da Emater-MG, Carlos Alberto Xavier.

A parceria se estabeleceu em forma de lei municipal em Japonvar. A Prefeitura disponibiliza máquinas e operadores. Os produtores participam com a mão de obra e os custos com óleo combustível das máquinas para construção das intervenções regenerativas, como a construção de barraginhas.

Já a Emater-MG lidera o processo atuando na mobilização e na organização de diversas reuniões nas comunidades para o envolvimento da população em torno do problema da seca na região. Também fornece assistência técnica adequada e acompanha as intervenções. A iniciativa é a longo prazo e também visa a conscientização e a necessidade de preservar as nascentes para garantir mais água no futuro.

Diálogo constante

De acordo com o coordenador da Emater-MG, todas ações são planejadas através de um consenso com os produtores rurais, prefeitura, Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do município. “Existe um diálogo permanente para planejar as ações e execução do projeto, como por exemplo a escolha de uma sub-bacia para revitalização. O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do projeto”, destaca Xavier.

Cabeceira do rio Mangair, no município de Japonvar, no Norte de Minas Gerais, onde já se iniciou o processo de revitalização – Foto: Divulgação/Emater-MG

(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui