Ministério Público quer novas análises da água distribuída em Governador Valadares

0

O tratamento e abastecimento por meio da rede convencional de água em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, está normalizado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16/11), pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional. O órgão informou que desde a tarde desse domingo (15), a distribuição voltou a operar.

A medida foi adotada com base na redução do grau de turbidez e na análise realizada no laboratório da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O laudo da empresa registra que não há contaminação química, por materiais pesados ou qualquer substância que impeça a utilização da água do Rio Doce para o consumo humano. Segundo o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, a medida pode se estende às demais cidades que fazem captação de água no mesmo rio.

“Os resultados das análises, tanto de água bruta como de água tratada, atestam uma grande redução no nível de turbidez da água e a não contaminação por materiais tóxicos, confirmando a potabilidade do Rio Doce. Isso nos permite anteceder que o restabelecimento dos serviços de água e esgoto nas demais cidades poderá acontecer ainda no dia de hoje”, disse o secretário.

O laudo que comprova a qualidade da água do Rio Doce foi referendado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O monitoramento da qualidade da água continua sendo realizado a cada 12h, pela Copasa para dar total segurança à população.

Desde de 8 de novembro, a captação de água pelo Rio Doce para Governador Valadares foi interrompida, em função da lama que avançou pelo curso d’água em função do rompimento de barragens em Mariana, na região Central de Minas.

Ministério Público quer novas análises da água

O Ministério Público de Minas Gerais fará novas análises da água do rio Doce. Em nota, o órgão informou que está trabalhando em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para viabilizar “novas análises em laboratório que obedeça as exigências técnicas e legais envolvidas na quantificação de elementos tóxicos em água e que disponha de autoridade para emissão de laudo conforme as certificações oficiais, para que os resultados possam ser divulgados com a máxima urgência e segurança”.

Também em nota, a Prefeitura de Governador Valadares informou que o monitoramento da água tratada que já começou a ser distribuída na cidade é constante. “Os números mostram que a água está dentro dos padrões de potabilidade”, diz o comunicado. Ainda segundo a nota, “a Divisão de Pesquisa e Controle de Qualidade de Água e Esgoto da Copasa atesta também que não foram identificados metais pesados acima dos limites da portaria do Ministério da Saúde n° 2914/2011”.

Apoio federal

O município de Governador Valadares teve o reconhecimento federal publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 11, por situação de emergência. No dia 12, o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, esteve com a presidenta da República, Dilma Rousseff, na região para avaliar as necessidades da população.

O secretário de Defesa Civil, Adriano Pereira, que também compôs a comitiva presidencial, permaneceu no município até o dia 14, onde articulou diversas ações para atendimento das regiões afetadas. Equipes da Sedec permanecem no local para acompanhar os trabalhos.

Prefeitura divulgou novos laudos



(Imagens: Prefeitura de Governador Valadares / Fonte: O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui