Prefeito de cidade atingida por lama manda bloquear ferrovia da Vale

0

A Estrada de Ferro Vitória a Minas foi bloqueada, no trecho de Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, no início da noite desta quinta-feira (12/11), a mando da prefeitura. O protesto deve ocorrer até que o presidente da Vale se reúna com o prefeito Neto Barros e apresente soluções para conter os danos causados pela onda de lama que atinge o Estado.

O rompimento de duas barragens de rejeitos de minério da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, aconteceu no dia 5 de novembro e causou uma enxurrada de lama no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A lama deve afetar o abastecimento de água de Baixo Guandu, Colatina e Linhares.

O prefeito utilizou seis tratores para fechar a linha férrea, por volta das 18h. “A população tem força e é preciso que se cobre, essa é a gota d’água”, disse. Ele contou que só pretende liberar a estrada depois de se reunir com os presidentes da Samarco e da Vale.

“Eu quero conversar com o presidente da Vale e da Samarco. Está havendo um jogo de empurra, muita gente querendo passar pelo crime ‘dando de ombros’ e nós não vamos nos calar porque este é o maior crime ambiental do Brasil, e vai demorar décadas para o meio ambiente se recuperar”, disse.

Protesto na ferrovia Vitória a Minas, em Baixo Guandu (Foto: Gabriela Fardin / TV Gazeta)

O prefeito, que apresentou laudos que apontam a toxidade dos dejetos da barragem rompida, exige que a empresa controle os danos causados pela onda de lama. “Quem não morreu agora vai morrer a longo prazo, por envenenamento da água, além dos danos ao meio ambiente”, argumentou.

Ele ainda questionou o processo de licenciamento das minadoras e afirmou que recebeu informações de que não existe licença ambiental para que a empresa atue no Espírito Santo, e que essa licença está restrita ao estado de Minas Geras.

“Não pode ter mineração em Minas Gerais, agora que está provado que nós somos a lixeira desses dejetos e que eles tocaram esse empreendimento sem nenhum plano de contenção. Está se falando de mitigação dos danos, mas não se fala em contenção ou prevenção”, disse.

Justiça ordenou desbloqueio da ferrovia

Em publicação realizada às 23h52, no prefeito Neto Barros comunicou que a Justiça ordenou o desbloqueio da ferrovia. Veja abaixo:

Imagem retirada da página do prefeito Neto Barros

Nota da Vale

A Vale informou que está tomando as medidas necessárias para garantir o tráfego ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas e garantiu que haverá uma reunião entre representantes das duas empresas e o prefeito nesta sexta-feira (13).

A empresa também informou que está acompanhando a situação e disse que se compromete a apoiar a Samarco a criar um fundo de emergência.

A empresa informou que, como acionista da Samarco juntamente com a BHP Billiton, tem atuado ativamente nas ações para garantir a integridade das pessoas afetadas pelo acidente ocorrido nas barragens de rejeitos de Fundão e Santarém, em Mariana (MG), no último dia 6.

“Como uma ação imediata, a Vale e a BHP Billiton se comprometem a apoiar a Samarco a criar um fundo de emergência para trabalhos de reconstrução e para ajudar as famílias e comunidades afetadas. É nossa intenção trabalhar com as autoridades para fazer este fundo funcionar o mais breve possível”, diz a nota.

(Fonte: TV Gazeta de Espírito Santo / G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui