Manifestantes liberam ferrovia da Vale em Governador Valadares

0

Um grupo de moradores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, cidade que está sem água por causa do rompimento das barragens da Samarco, em Mariana, protestaram nesta quinta-feira (12/11) contra a multinacional Vale, que controla a mineradora junto com a anlgo-australiana BHP Billiton.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a linha férrea da empresa que cruza a cidade na região de Açucareira foi fechada com pneus, que foram incendiados. Os militares acompanharam a manifestação até o início da noite, quando a ferrovia foi liberada após negociação entre os manifestantes e o Ministério Público.

Ainda nesta quinta, uma parede da estação de trem da Vale localizada em Valadares amanheceu pichada. No local, estava escrito “A Vale mata”, “G.V. não se cala. A culpa é da Cia. Vale” e “Vale assassina”. A estação alvo do protesto oferece viagens diárias para Vitória e Belo Horizonte.

Manifestantes queimaram pneus na ferrovia – Foto: Caso de Polícia/Facebook

Estação da Vale amanheceu pichada nesta quinta-feira – Foto: Caso de Polícia/Facebook

Nota da Vale

A Vale, como acionista da Samarco com a BHP Billiton, tem atuado para garantir a integridade das pessoas atingidas pelo acidente ocorrido nas barragens de rejeitos de Fundão e Santarém, em Mariana (MG), no último dia 5.

“Desde o primeiro dia, a empresa disponibilizou recursos humanos e materiais para auxiliar a Samarco nos trabalhos de resgate e remoção dos locais de riscos dos desabrigados pelo acidente”, inbforma a empresa.

Em comunicado divulgado nessa quinta-feira (12/11)), a empresa anuncia que disponibilizou quatro vagões-tanque com capacidade total de 260 mil litros de água para buscar água potável em Ipatinga, a 120 quilômetros de Governador Valadares, e ajudar no abastecimento da cidade.

“Quatorze outros vagões de carga estão à disposição em diferentes trechos da Estrada de Ferro Vitória a Minas para transportar doações de água para locais onde haja necessidade. Nos próximos dias, vagões com 25 mil litros de água mineral em galões de 5 e de 20 litros comprados pela Vale serão entregues à comunidade de Governador Valadares. A empresa também está prestando apoio à prefeitura do município e à Samarco com a liberação de área de sua faixa de domínio para a construção de uma nova adutora que vai levar água à comunidade”, anuncia a nota sobre a cidade mineira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui