Dois homens são presos suspeitos de atear fogo no Parque da Lapa Grande, em Montes Claros

0

Dois homens foram detidos na tarde desta quinta-feira (12/11) suspeitos de serem os responsáveis pelo incêndio que destruiu parte do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros (MG). De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, os dois homens, de 25 e 45 anos, foram contratados por um fazendeiro, de 83 anos. Ele que não foi localizado até o início da noite.

“O fazendeiro contou com a ajuda dos dois para atear o fogo, que provavelmente seria para limpeza de área. Em depoimento inicial, os dois detidos confessaram a participação nesta ação”, afirma o major Paulo Veloso.

Os suspeitos foram levados para a delegacia para prestar depoimento. “Nesta ocorrência são duas situações; a primeira onde os suspeitos foram identificados e conduzidos, a outra é após o registro do BO, que vão apontar os motivos da detenção e se houve flagrante. Caso confirme o flagrante serão levado para o presídio”, explica o delegado Giovane Siervi.

As chamas destruíram mais de dois mil hectares no parque; a área total destruída ainda será calculada. Segundo a chefe regional do Instituto Nacional de Florestas (IEF), Margarete Caires, o combate ao incêndio gerou um gasto em torno de R$ 2 milhões ao estado. “Este valor corresponde ao empregado pelo estado, mas tivemos ajuda da população, de empresas e fazendeiros que contrataram máquinas para ajudar no combate”, explica.

Os danos causados pelas chamas também são apontados pelo Ministério Público como a maior tragédia ambiental de Montes Claros. “Não temos nem como estimar danos porque muitas coisas queimadas; pastos, cerrados, mata seca, veredas, nascentes foram dizimadas, fauna a flora. Enfim acho que este é o maior desastre que a unidade de conservação viveu e esperamos que o não se repita”, explica a promotora de meio ambiente, Aluisia Beraldo.

O fazendeiro, segundo a promotora, já foi autuado em outra ocasião por queimada e por deixar animais soltos na área do Parque da Lapa Grande. “A propriedade é vizinha ao Parque. Ele já havia sido chamado algumas vezes para resolver questões como introdução de gado às áreas de conservação”.

Os dois suspeitos foram levados para a delegacia (Foto: Valdivan Veloso / G1)

Entenda o caso

O primeiro foco de incêndio no Parque Estadual da Lapa Grande foi há sete dias. Desde então, 100 pessoas entre brigadistas, bombeiros e voluntários se revezavam para combater o fogo no Parque, que tem pouco mais de 15 mil hectares. O laudo técnico vai ser divulgado na próxima semana com os dados reais da área afetada pela queimada.

As chamas só foram controladas nesta quinta-feira (12), mas brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros continuam no local para monitorar a unidade de conservação ambiental.

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui