Januária ganhará parque às margens do São Francisco

0

A cidade de Januária, no norte de Minas Gerais, receberá no final de 2017 um parque fluvial urbano às margens do rio São Francisco. O contrato para financiamento das obras com recursos do Fundo Socioambiental Caixa foi firmado com a prefeitura em 5 de novembro.

Distante 600 km de Belo Horizonte e com 70 mil habitantes, Januária é a terceira maior cidade da região, que atrai visitantes interessados em turismo de aventura. “O parque fluvial valorizará o cartão-postal da cidade, além de devolver ao cidadão o prazer de frequentar a orla ribeirinha”, afirmou o prefeito de Januária, Manoel Jorge de Castro.

O novo parque será construído num terreno de 30 hectares, dividido em três áreas. Duas delas servirão exclusivamente para recompor a mata ciliar do Velho Chico. O espaço restante receberá infraestrutura que incluirá passarelas, quiosques sobre palafitas, largo da poesia, arena de eventos em frente ao antigo cais e equipamentos esportivos.

Além de Januária, Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Pirapora (MG), todas banhadas pelo São Francisco, foram selecionadas pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente e pela Caixa para receber projetos similares, com investimento previsto de R$ 132,5 milhões por parte do Fundo Socioambiental Caixa.

Fundo Socioambiental Caixa

Criado em dezembro de 2010, o fundo recebe anualmente até 2% do lucro da Caixa para investir em iniciativas socioambientais inovadoras em parceria com órgãos públicos e entidades privadas. Atualmente, apoia 116 projetos, que receberam R$ 81,7 milhões em recursos.



(Fonte: Caixa Econômica Federal / Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui