Lama das barragens da Samarco pode afetar abastecimento de água em Governador Valadares

0

Com a previsão de que durante a madrugada deste domingo (8) os rejeitos das barragens da mineradora Samarco que se romperam em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, passarão por Governador Valadares ao longo da calha do rio Doce, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou que o abastecimento da cidade poderá ser afetado.

Boletim Extraordinário divulgado nesta sexta-feira (6) pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que monitora o leito do rio Doce, previu que o pico da onda irá atingir o Parque Estadual do Rio Doce ainda nesta noite ou na madrugada de sábado (7). Já no sábado à tarde, os rejeitos devem chegar ao município de Belo Oriente, no domingo a Governador Valadares e na segunda-feira nos municípios de Linhares e Colatina devem sentir os efeitos. Até semana que vem é possível que a lama chegue ao mar no Espírito Santo.

Diante da previsão, o SAAE de Governador Valadares está em contato direto com os órgãos responsáveis e já faz o monitoramento para que, assim que a água com a lama chegar, as bombas sejam desligadas por um tempo. A partir daí serão colhidas amostras para análises da água. “Caso seja possível tratar, garantindo a qualidade, sem nenhum risco, o abastecimento volta ao normal. Se não, é suspenso”, diz a nota divulgada pelo órgão.

Ainda conforme o companhia de saneamento, este tem sido o procedimento adotado por todas as outras operadoras em cidades onde a água com lama já passou. “Com as operadoras com as quais o SAAE entrou em contato, até agora, o tratamento tem sido suficiente e não tem havido necessidade de interrupção do abastecimento”, finalizou.

Economia

Como o procedimento só será feito na madrugada de domingo, no sábado o fornecimento em Valadares acontecerá normalmente. Apesar dos reservatórios estarem cheios, o SAAE pede que a população economize água por garantia, caso o abastecimento venha a ser suspenso nos próximos dias.

A companhia também afirmou que, de acordo com a Defesa Civil, somente a lama misturada à água do rio Doce chegará até a cidade. Isso significa que não haverá inundação e os rejeitos deverão permanecer no leito.

Vídeo do desastre

Fotos da tragédia

(Fonte: Jornal O Tempo / Fotos: CBMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui