Ação em Berizal encerra campanha de prevenção ao AVC no Norte de Minas

0

Socorristas do Samu orientam sobre os riscos e possibilidades de prevenção da doença que é uma das principais causas de acionamento do serviço.

Encerrando a programação da campanha nacional de educação e alerta à população sobre o acidente vascular cerebral (AVC), nesta sexta-feira, 30/10, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) da base de Berizal realizaram uma palestra para a comunidade do município, orientando sobre os riscos e possibilidades de prevenção da doença que é a principal causa de morte no Brasil e uma das maiores causas de acionamento do Samu na região.

A palestra foi ministrada pelos socorristas Cléudia Inácio de Souza e José Romualdo Alves de Sá, na Quadra do Idoso. “Foi um momento muito proveitoso e, além das orientações em relação ao AVC, também orientamos sobre a situações em que o Samu deve ser acionado e os prejuízos causados pelos trotes”, desta Cléudia Inácio.

A programação, coordenada pela equipe do PSF, iniciou com uma caminhada do PSF até a Quadra do Idoso, seguida de atividades de alongamento e aeróbica. Na sequência, os socorristas do Samu proferiram a palestra, explicando que a doença acomete uma pessoa a cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, e que a possibilidade de tratamento depende do tempo de atendimento. “Quanto mais rápido, melhor. Em caso de suspeita da doença, o paciente deve ser levado imediatamente a um serviço médico de emergência”, orientou Cleudia Inácio.

Na palestra, José Romualdo deu uma dica simples à plateia sobre o que fazer em caso de suspeita de AVC. “A dica do que fazer pode ser resumida na palavra SAMU: SORRIA: Dê um sorriso (boca torta); ABRACE: Levante os braços (perda de força); MÚSICA: Repetir uma frase (dificuldade de fala); URGENTE: Ligue SAMU 192.

Os socorristas encerram explicando que para prevenir o AVC é preciso manter hábitos saudáveis. “Tenha uma alimentação saudável, evitando o consumo de sal em excesso, gorduras e frituras; coma bastante frutas, verduras e fibras; modere a ingestão de bebidas alcoólicas, controle o peso e não fume. Também é importante praticar exercícios físicos regularmente, fazer atividades relaxantes como uma caminhada ao ar livre, conversar com amigos, passear com o cachorro para evitar o estresse. Com essas atitudes é possível reduzir em até 60% a chance de um AVC”, recomendaram.

Ao final da programação, a equipe do PSF serviu aos participantes uma salada de frutas, como incentivo à alimentação saudável. “Nesta semana também participamos de um programa na rádio local, orientando a população sobre o AVC. E na reunião do PSF, tivemos a oportunidade de falar pessoalmente com a comunidade. Essa iniciativa é importante porque ajuda a promover a conscientização das pessoas sobre o autocuidado, prevenindo de doenças que podem ser fatais como é o caso do AVC. Estamos muito felizes com o resultado, por contribuir para a qualidade de vida das pessoas, e não apenas intervir quando o problema já está instalado e muitas vezes não há mais chance, como normalmente ocorre, já que o trabalho de intervenção do Samu é em situações críticas”, comemora Cléudia Inácio. (Jerúsia Arruda)

Campanha de prevenção ao AVC em Berizal – Foto: Samu Macro Norte / Divulgação

Campanha de prevenção ao AVC em Berizal – Foto: Samu Macro Norte / Divulgação

Campanha de prevenção ao AVC em Berizal – Foto: Samu Macro Norte / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui